HISTÓRIA
Segunda Guerra Mundial
A Segunda
Guerra Mundial foi um conflito de escala global que aconteceu entre 1939 e 1945
e ficou marcada por eventos como o Holocausto e o uso de bombas atômicas.
Resumo
A guerra iniciou-se na Europa, mas espalhou-se pela África, Ásia e
Oceania e contou com o envolvimento de nações de todos os continentes,
inclusive o Brasil. Pode ser organizada em três fases distintas: a fase da
supremacia alemã, a fase em que as forças estavam equilibradas e a fase que marcou
a derrota do Eixo.
Os grupos que se enfrentaram na guerra foram os Aliados (Reino
Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha,
Itália e Japão). Esse conflito ficou marcado por uma série de acontecimentos
impactantes, tais como o Massacre de Katyn, o Holocausto, o Massacre de Babi Yar e o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.
A Segunda Guerra teve fim oficialmente em 2 de setembro de 1945, quando
os japoneses assinaram um documento que reconhecia sua rendição incondicional
aos americanos (os nazistas renderam-se aos Aliados em maio de 1945).
Causas
A Segunda Guerra Mundial
teve como grande causa o expansionismo e
o militarismo da Alemanha Nazista. Essa postura da Alemanha
refletia diretamente a ideologia dos nazistas, que haviam alcançado o poder da
Alemanha em 1933. A ação dos nazistas resultava, em grande parte, da
insatisfação de uma parte radicalizada da sociedade alemã com o desfecho
da Primeira Guerra Mundial.
Ao final da Primeira Guerra
Mundial, consolidou-se fortemente na sociedade alemã uma ideia de que a derrota
na guerra havia sido injusta. Somado a isso, havia também a grande humilhação
que a Alemanha sofreu com o Tratado de Versalhes, acordo que pôs fim à
Primeira Guera e que proibia a Alemanha de ter navios e aviões de guerra,
limitou ao número de 100 mil os soldados de infantaria, obrigou a nação alemã a
pagar uma indenização altíssima e a entregar suas colônias para aqueles que a
derrotaram.
Para piorar, na década de
1920, durante a República de Weimar, a Alemanha encarou uma
crise econômica duríssima, que levou o país à falência. Essa crise foi agravada
com a Crise de 1929, que, por sua vez, reforçou
a crise da democracia
liberal e fomentou movimentos autoritários e fascistas
pela Europa. O fascismo italiano e o nazismo alemão são
os grandes exemplos.
Os nazistas ocuparam o poder
da Alemanha em 1933, e Adolf
Hitler, o líder do partido nazista, iniciou uma campanha de recuperação
da Alemanha, de doutrinação da população e de perseguição às minorias. A
Alemanha, ao recuperar a sua economia, partiu para o rearmamento – um desafio
claro às determinações do Tratado de Versalhes. Franceses e ingleses nada
fizeram, pois temiam que um desafio aos alemães poderia levar a Europa a uma
nova guerra, experiência essa que queriam evitar ao máximo.
À medida que a Alemanha
fortaleceu-se militarmente, Hitler deu início ao seu expansionismo territorial.
A ideia de Hitler era construir o lebensraum, o “espaço vital” que os nazistas tanto
almejavam. Esse conceito consistia basicamente em formar um império para a
Alemanha em territórios que historicamente haviam sido ocupados por germânicos.
Esse era o Terceiro
Reich, um império dedicado exclusivamente para os arianos
(ideal de raça pura dos nazistas) e que sobreviveria à custa da exploração dos
eslavos.
O expansionismo germânico
ocorreu em três momentos distintos. Inicialmente foi realizada a invasão
e anexação da Áustria,
evento conhecido como Anschluss e
que ocorreu em 1938. Em 1939, os alemães manifestaram o interesse de invadir e
anexar os Sudetos,
região da Checoslováquia.
Após negociações conduzidas por britânicos e franceses, os alemães tiveram
autorização para anexar os Sudetos (acabaram anexando quase toda a
Checoslováquia). Por fim, veio a Polônia.
Esse país do Leste Europeu havia surgido ao final da Primeira Guerra Mundial em
territórios que anteriormente pertenciam aos alemães e aos russos. A retórica
de Hitler contra os poloneses endureceu-se em meados de 1939. A invasão da
Polônia, no entanto, não seria aceita por ingleses e franceses. Ambos os países
haviam exigido de Hitler, durante a Conferência de Munique, que suas ambições
territoriais encerrassem-se na Checoslováquia.
Hitler, no entanto, não
esperava que ingleses e franceses fossem reagir aos seus movimentos. Em 1º de
setembro ordenou a invasão da Polônia utilizando como justificativa um suposto
ataque polonês na fronteira com a Alemanha (o ataque foi forjado pelos
nazistas). Dois dias depois, britânicos e franceses responderam à agressão
alemã contra a Polônia com uma declaração de guerra. Esse foi o início da Segunda Guerra Mundial.
ATIVIDADE
1)
QUAL FOI O PERIDO
QUE OCORREU A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E
QUANTAS PESSOAS APROXIMANTE MORRERAM?
2)
QUAIS
PAISES PERTECIAM AOS ALIADOS E AOS PAISES DO EIXO?
3)
EXPLIQUE AS
CAUSAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
4)
EXPLIQUE O
TRATADO DE VERSALHES
5)
EXPLIQUE OS
OBJETIVOS DE HITLER
PROJETO DE VIDA
1 - O QUE SÃO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS?
2 - CITE AS 17 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS.
LÍNGUA PORTUGUESA
Redação Dissertativa Argumentativa com 4 parágrafos
(introdução, dois argumentos e uma conclusão - usar as palavras de redação
dadas no caderno).
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO À DISTÂNCIA NO PERÍODO DE PANDEMIA.
GEOGRAFIA
Tema: Meio Técnico Científico-Informacional
Atividade: 03
Caderno do aluno SP Faz Escola Páginas 27 / 28
Os nacionalistas na África e na Ásia e as lutas pela independência “Guerra Fria”
Faça uma pesquisa para responder as questões abaixo. Leitura e interpretação. Se houver dúvidas entre em contato com o WhatsApp do profª 11- 94901-1870.
O que achou da pesquisa e escreva sua opinião do texto?
O que aconteceu coma invasão do continente Africano do século XV?
O que aconteceu com os países que não foram invadidos com a explosão da 1º Guerra Mundial? Quais os países envolvidos e os tratados da época?
Quem era Mussolini? O que aconteceu com o continente africano até 1944 no final da segunda Guerra Mundial?
MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – 3º BIMESTRE
TEMA:
TEOREMA DE PITÁGORAS
HABILIDADE:
(EF09MA14) – Resolver e elaborar situações problema de aplicação do teorema de
Pitágoras.
Orientações
do Professor Anderson:
1º) Assistir os vídeosaula disponibilizado no Youtube nos links abaixo, pois
são aulas explicativas que faz referência ao tema da atividade, sugiro também,
copiar os exemplos calculados e citados dos vídeos em seu caderno. Esta
atividade valerá nota para o 3º bimestre e cada questão vale 2,0 pontos.
Agradeço a atenção e empenho de todos, quaisquer dúvidas deixe por escrito no
mural da sala no google classroom (google sala de aula). Professor Anderson –
Matemática.
2º)
Data de Entrega: 01/10/2020.
3º)
Links do Youtube: https://youtu.be/PGPRh4JBIsg - Aula 1- Teorema de Pitágoras.
https://youtu.be/dUiiGW0Tw5M - Aula 2 - Teorema de Pitágoras.
Nome:______________________________________________________ nº ____ série: _____
OBSERVAÇÃO: O teorema de Pitágoras é caracterizado
como uma expressão algébrica que tem como definição a seguinte afirmativa: “A
soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”. Esta
afirmação pode ser definida pela seguinte fórmula: a2 = b2
+ c2. Sendo a = hipotenusa (ou seja, a medida oposta, contrária, ao
ângulo reto de 90º); os catetos são representados por b e c (ou
seja, são as outras medidas do triângulo retângulo que não corresponde a
hipotenusa). O teorema de Pitágoras só pode ser usado tendo a presença do
triângulo retângulo. Outras figuras geométricas ou, outros tipos de triângulos,
não faz uso desse teorema.
Questões:
1- Dado o triângulo retângulo a seguir, determine a medida da hipotenusa assinalando a alternativa correta:
a) x = 16 m
b) x = 15 m
c) x = 14 m
d) x = 13 m
2- No triângulo retângulo abaixo, sabe-se
que a = 5 cm, b = 3 cm. Logo a medida de c será:
a) c = 2 cm
b) c = 8 cm
c) c = 6 cm
d) c = 4 cm
3- Hélio e Ana partiram da casa dela com destino à escola. Hélio foi direto de casa para a escola e Ana passou pelo correio e depois seguiu para a escola, como mostra a figura. De acordo com os dados apresentados, quanto Hélio percorreu até chegar à escola?
Casa de Ana
a) Hélio percorreu 100 m até à escola.
b) Hélio percorreu 80 m até à escola.
c) Hélio percorreu 120 m até à escola.
d) Hélio percorreu 200 m até à escola.
4- Ainda de acordo com o exercício 3,
sabendo que a hipotenusa mede 100 metros. Quanto Ana percorreu a mais que Hélio
para chegar até à escola?
a)
90
m
b)
80
m
c)
60
m
d)
40
m
5- Uma escada de 17 m de comprimento está
apoiada em uma parede a 15 m de altura do chão. Qual é a distância, no nível do
chão, da escada à parede? Dica: Esboce um desenho de uma escada apoiada em uma
parede e coloque a medida da escada e da altura fornecidas no problema. Perceba
que o problema quer a medida do cateto que está no chão. Assinale a alternativa
correta:
a)
A
distância é de 10 m.
b)
A
distância é de 12 m.
c)
A
distância é de 8 m.
d)
A
distância é de 16 m.
Nenhum comentário:
Postar um comentário