quarta-feira, 23 de setembro de 2020

ATIVIDADES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL- 21/09 - 02/10

 HISTÓRIA

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito de escala global que aconteceu entre 1939 e 1945 e ficou marcada por eventos como o Holocausto e o uso de bombas atômicas.

 Segunda Guerra Mundial foi um conflito de proporções globais que aconteceu entre 1939 e 1945. Caracterizada como um conflito em estado de guerra total (no qual há mobilização de todos os recursos para a guerra), a Segunda Guerra Mundial fez Aliados e Eixo enfrentarem-se na Europa, África, Ásia e Oceania. Após seis anos de conflito, mais de 60 milhões de pessoas morreram.

Resumo

 A Segunda Guerra Mundial estendeu-se de 1939 até 1945, resultando na morte de 60 milhões a 70 milhões de pessoas, embora existam estatísticas que sugiram que a guerra provocou mais que 70 milhões de mortos. O conflito teve como estopim a invasão da Polônia pelos alemães em 1º de setembro de 1939.

 

A guerra iniciou-se na Europa, mas espalhou-se pela África, Ásia e Oceania e contou com o envolvimento de nações de todos os continentes, inclusive o Brasil. Pode ser organizada em três fases distintas: a fase da supremacia alemã, a fase em que as forças estavam equilibradas e a fase que marcou a derrota do Eixo.

Os grupos que se enfrentaram na guerra foram os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Esse conflito ficou marcado por uma série de acontecimentos impactantes, tais como o Massacre de Katyn, o Holocausto, o Massacre de Babi Yar e o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.

 

A Segunda Guerra teve fim oficialmente em 2 de setembro de 1945, quando os japoneses assinaram um documento que reconhecia sua rendição incondicional aos americanos (os nazistas renderam-se aos Aliados em maio de 1945).

Causas

 

A Segunda Guerra Mundial teve como grande causa o expansionismo e o militarismo da Alemanha Nazista. Essa postura da Alemanha refletia diretamente a ideologia dos nazistas, que haviam alcançado o poder da Alemanha em 1933. A ação dos nazistas resultava, em grande parte, da insatisfação de uma parte radicalizada da sociedade alemã com o desfecho da Primeira Guerra Mundial.

 

Ao final da Primeira Guerra Mundial, consolidou-se fortemente na sociedade alemã uma ideia de que a derrota na guerra havia sido injusta. Somado a isso, havia também a grande humilhação que a Alemanha sofreu com o Tratado de Versalhes, acordo que pôs fim à Primeira Guera e que proibia a Alemanha de ter navios e aviões de guerra, limitou ao número de 100 mil os soldados de infantaria, obrigou a nação alemã a pagar uma indenização altíssima e a entregar suas colônias para aqueles que a derrotaram.

 

Para piorar, na década de 1920, durante a República de Weimar, a Alemanha encarou uma crise econômica duríssima, que levou o país à falência. Essa crise foi agravada com a Crise de 1929, que, por sua vez, reforçou a crise da democracia liberal e fomentou movimentos autoritários e fascistas pela Europa. O fascismo italiano e o nazismo alemão são os grandes exemplos.

 

Os nazistas ocuparam o poder da Alemanha em 1933, e Adolf Hitler, o líder do partido nazista, iniciou uma campanha de recuperação da Alemanha, de doutrinação da população e de perseguição às minorias. A Alemanha, ao recuperar a sua economia, partiu para o rearmamento – um desafio claro às determinações do Tratado de Versalhes. Franceses e ingleses nada fizeram, pois temiam que um desafio aos alemães poderia levar a Europa a uma nova guerra, experiência essa que queriam evitar ao máximo.

 

À medida que a Alemanha fortaleceu-se militarmente, Hitler deu início ao seu expansionismo territorial. A ideia de Hitler era construir o lebensraum, o “espaço vital” que os nazistas tanto almejavam. Esse conceito consistia basicamente em formar um império para a Alemanha em territórios que historicamente haviam sido ocupados por germânicos. Esse era o Terceiro Reich, um império dedicado exclusivamente para os arianos (ideal de raça pura dos nazistas) e que sobreviveria à custa da exploração dos eslavos.

 

O expansionismo germânico ocorreu em três momentos distintos. Inicialmente foi realizada a invasão e anexação da Áustria, evento conhecido como Anschluss e que ocorreu em 1938. Em 1939, os alemães manifestaram o interesse de invadir e anexar os Sudetos, região da Checoslováquia. Após negociações conduzidas por britânicos e franceses, os alemães tiveram autorização para anexar os Sudetos (acabaram anexando quase toda a Checoslováquia). Por fim, veio a Polônia. Esse país do Leste Europeu havia surgido ao final da Primeira Guerra Mundial em territórios que anteriormente pertenciam aos alemães e aos russos. A retórica de Hitler contra os poloneses endureceu-se em meados de 1939. A invasão da Polônia, no entanto, não seria aceita por ingleses e franceses. Ambos os países haviam exigido de Hitler, durante a Conferência de Munique, que suas ambições territoriais encerrassem-se na Checoslováquia.

 

Hitler, no entanto, não esperava que ingleses e franceses fossem reagir aos seus movimentos. Em 1º de setembro ordenou a invasão da Polônia utilizando como justificativa um suposto ataque polonês na fronteira com a Alemanha (o ataque foi forjado pelos nazistas). Dois dias depois, britânicos e franceses responderam à agressão alemã contra a Polônia com uma declaração de guerra. Esse foi o início da Segunda Guerra Mundial.

 

ATIVIDADE

1)     QUAL FOI O PERIDO QUE  OCORREU A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E QUANTAS PESSOAS APROXIMANTE MORRERAM?

2)     QUAIS PAISES PERTECIAM AOS ALIADOS E AOS PAISES DO EIXO?

3)     EXPLIQUE AS CAUSAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

4)     EXPLIQUE O TRATADO DE VERSALHES

5)     EXPLIQUE OS OBJETIVOS DE HITLER




PROJETO DE VIDA

1 - O QUE SÃO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS?

 

2 - CITE AS 17 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS.


LÍNGUA PORTUGUESA

Redação Dissertativa Argumentativa com 4 parágrafos (introdução, dois argumentos e uma conclusão - usar as palavras de redação dadas no caderno).

 

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO À DISTÂNCIA NO PERÍODO DE PANDEMIA.


GEOGRAFIA                           

Tema: Meio Técnico Científico-Informacional

Atividade: 03

Caderno do aluno SP Faz Escola Páginas 27 / 28

Fazer a leitura e interpretação do texto da página 27 e responder as perguntas da página 28.     

Os nacionalistas na África e na Ásia e as lutas pela independência “Guerra Fria”

Faça uma pesquisa para responder as questões abaixo. Leitura e interpretação. Se houver dúvidas entre em contato com o WhatsApp do profª 11- 94901-1870.

  1. O que achou da pesquisa e escreva sua opinião do texto?

  2. O que aconteceu coma invasão do continente Africano do século XV?

  3. O que aconteceu com os países que não foram invadidos com a explosão da 1º Guerra Mundial? Quais os países envolvidos e os tratados da época?

  4. Quem era Mussolini? O que aconteceu com o continente africano até 1944 no final da segunda Guerra Mundial? 


MATEMÁTICA


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – 3º BIMESTRE

TEMA: TEOREMA DE PITÁGORAS

HABILIDADE: (EF09MA14) – Resolver e elaborar situações problema de aplicação do teorema de Pitágoras.

Orientações do Professor Anderson: 1º) Assistir os vídeosaula disponibilizado no Youtube nos links abaixo, pois são aulas explicativas que faz referência ao tema da atividade, sugiro também, copiar os exemplos calculados e citados dos vídeos em seu caderno. Esta atividade valerá nota para o 3º bimestre e cada questão vale 2,0 pontos. Agradeço a atenção e empenho de todos, quaisquer dúvidas deixe por escrito no mural da sala no google classroom (google sala de aula). Professor Anderson – Matemática.

2º) Data de Entrega: 01/10/2020.

3º) Links do Youtube: https://youtu.be/PGPRh4JBIsg - Aula 1- Teorema de Pitágoras.

https://youtu.be/dUiiGW0Tw5M - Aula 2 - Teorema de Pitágoras.

 

Nome:______________________________________________________ nº ____ série: _____

OBSERVAÇÃO: O teorema de Pitágoras é caracterizado como uma expressão algébrica que tem como definição a seguinte afirmativa: “A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”. Esta afirmação pode ser definida pela seguinte fórmula: a2 = b2 + c2. Sendo a = hipotenusa (ou seja, a medida oposta, contrária, ao ângulo reto de 90º); os catetos são representados por b e c (ou seja, são as outras medidas do triângulo retângulo que não corresponde a hipotenusa). O teorema de Pitágoras só pode ser usado tendo a presença do triângulo retângulo. Outras figuras geométricas ou, outros tipos de triângulos, não faz uso desse teorema.



Questões:

1-      Dado o triângulo retângulo a seguir, determine a medida da hipotenusa assinalando a alternativa correta:



                          

a)    x = 16 m

b)    x = 15 m

c)    x = 14 m

d)    x = 13 m

     

2-    No triângulo retângulo abaixo, sabe-se que a = 5 cm, b = 3 cm. Logo a medida de c será:

 


                    

a)      c = 2 cm

b)      c = 8 cm

c)       c = 6 cm

d)      c = 4 cm

 

3-      Hélio e Ana partiram da casa dela com destino à escola. Hélio foi direto de casa para a escola e Ana passou pelo correio e depois seguiu para a escola, como mostra a figura. De acordo com os dados apresentados, quanto Hélio percorreu até chegar à escola?

 

                     Casa de Ana    

                                                                                                           

 

a)  Hélio percorreu 100 m até à escola.

b)    Hélio percorreu 80 m até à escola.

c)    Hélio percorreu 120 m até à escola.

d)    Hélio percorreu 200 m até à escola.

 

4-    Ainda de acordo com o exercício 3, sabendo que a hipotenusa mede 100 metros. Quanto Ana percorreu a mais que Hélio para chegar até à escola?

 

a)    90 m

b)    80 m

c)    60 m

d)    40 m

 

5-    Uma escada de 17 m de comprimento está apoiada em uma parede a 15 m de altura do chão. Qual é a distância, no nível do chão, da escada à parede? Dica: Esboce um desenho de uma escada apoiada em uma parede e coloque a medida da escada e da altura fornecidas no problema. Perceba que o problema quer a medida do cateto que está no chão. Assinale a alternativa correta:

 

a)    A distância é de 10 m.

b)    A distância é de 12 m.

c)    A distância é de 8 m.

d)    A distância é de 16 m.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário