SOCIOLOGIA
Bons estudos!!!
Profª Maria Lúcia
BIOLOGIA
Profa. FABIANA
Ano/Série: 1ºA
Orientações aos Pais/Responsáveis/Alunos: A atividade dessa semana será baseada em um vídeo O aluno deverá assistir o vídeo e realizar a atividade proposta no item 8. É possível realizar a atividade com base no material disponibilizado, porém se necessário é permitido realizar pesquisas na internet e livros.
5. Objetivos e Habilidades trabalhadas: De acordo com o currículo do Estado, nessa atividade iremos falar sobre o movimento antivacina, imunidade de rebanho e a importância da vacinação para a saúde pública.
6. Recursos a serem utilizados: Caneta, caderno e/ou computador.
Quais resultados esperados para esta atividade? Espera-se que o aluno compreenda o que é o movimento antivacina, imunidade de rebanho e a importância da vacinação para a saúde pública.
A(s) atividade(s):
Título: O mito e o perigo do movimento antivacina (por Natalia Pasternak)
Exercícios:
Com base no vídeo, é pedido que você descreva a sua opinião própria sobre a Importância da Vacinação para a Saúde Pública no Brasil.
A atividade pode ser entregue em arquivo Word ou PDF (mínimo 15 linhas) ou por meio de vídeo próprio (de um minuto e meio a dois minutos).
9.
2 - Link do texto: https://saudebusiness.com/ti-e-inovacao/25-maiores-tecnologias-em-saude/
Texto: As 25 maiores inovações e
tecnologias em saúde
O site Modern Healthcare criou uma pesquisa na
qual pediu para que seus leitores votassem nas 10 maiores tecnologias em saúde.
O resultado foi de membros biônicos até soluções para o tratamento primário.
Confira:
1. Registros eletrônicos: digitalizar
as informações dos tratamentos é uma das tecnologias em saúde que mais
facilitou guardar, compartilhar a analisar dados.
2. Cuidado responsável e saúde da população: a propagação de organizações com modelos de cuidado
responsável está alinhando incentivos para profissionais, seguradoras e
pacientes.
3. A internet: empodera
pacientes a investigar uma condição ou buscar uma resposta médica, usando as
tecnologias em saúde para coloca-los em uma situação maior de igualdade em
relação a profissionais.
4. Big data: permite a
administração da população através da análise de grandes databases de
tecnologias em saúde, comprimindo dados clínicos, de resultados,
socioeconômicos e demográficos.
5. Tratamentos com células tronco: a descoberta que células tronco são capazes de tratar e prevenir
enfermidades pode revolucionar o tratamento para o câncer, doenças
neurodegenerativas e outras condições.
6. A genômica apoiando o tratamento do câncer: analisar a genética do tumor permite o desenvolvimento
de fármacos para câncer e está levando a uma era menos tóxica de medicina
precisa.
7. Sequência de DNA automatizada: métodos de tecnologias em saúde para sequenciar
o DNA rapidamente fazem com que seja mais fácil e econômico obter informações
genéticas.
8. Wearables: biosensores
podem guardar informações em tempo real e fazer com que os médicos monitorem a
saúde a distância.
9. Acesso ao tratamento primário: pacientes estão escolhendo médicos que oferecem acesso
fácil, mais tempo e custo baixo.
10. Impressão 3D: a
visualização em terceira dimensão melhora a precisão de procedimentos médicos
com reproduções anatomicamente corretas.
11. Protocolos automatizados: algoritmos
clínicos automatizam as melhores práticas operacionais e usam ferramentas de
tecnologias em saúde para garantir consistência e reduzir variação.
12. Cirurgia de laparoscopia: técnicas
cirúrgicas minimamente invasivas reduzem o tempo de recuperação e diminuem o
tempo de internação
13. Comunicação móvel entre médicos e pacientes: as tecnologias em saúde fazem com que o profissional
esteja sempre disponível via web, aplicativos, mensagens de texto, e-mail ou
mensagens de voz.
14. Tecnologias de saúde em ressonância magnética: a introdução da tecnologia de ressonância magnética
permite imagens detalhadas sem o uso de radiação.
15. Cirurgia robótica: estas
ferramentas de tecnologias em saúde permitem mais precisão durante
procedimentos complexos.
16. Implantes cardiovasculares: endopróteses, válvulas, desfibriladores, marca-passos e
outros implantes continuam transformando o tratamento cardiovascular.
17. Aderência medicamentosa: em forma de caixas de remédios eletrônica, as tecnologias em
saúde digitais monitoram a aderência dos pacientes em regimes de fármacos.
18. Melhoras nos processos: o
uso de times multidisciplinares, medição de resultados e constante melhora para
eliminar erros, agilizar processos e melhorar a segurança e qualidade dos
tratamentos.
19. Unidades básicas: os
pacientes ganharam acesso expandido a tratamentos não emergenciais em lugares
que podem ser visitados quando tiverem tempo.
20. Tarefas clínicas automatizadas: estas tecnologias em saúde ajudam os médicos a atender
melhor.
21. Acompanhamento pós alta automatizado: entregando instruções de alta online ou via
smartphones, o paciente se compromete melhor com o tratamento.
22. Membros biônicos: novos
avanços em membros prostéticos fazem com que os amputados tenham uma vida
normal.
23. Teleradiologia: a
habilidade de enviar imagens fora do hospital permite que o médico consulte
informações durante sua folga.
24. Atribuição de paciente pós-agudo: o uso das tecnologias em saúde com algoritmos clínicos
automaticamente determina onde o paciente ficará baseado em seu plano de saúde,
critérios clínicos, disponibilidade de leitos e preferências do paciente.
25. Reação em cadeia da polimerase: a habilidade de amplificar o alvo do DNA permite um
diagnóstico adiantado de doenças infecciosas e câncer.
Exercícios:
Com base no texto acima, responda
as questões abaixo:
1. Você
acredita que a tecnologia pode ser útil no processo de cura de doenças e
promoção da saúde? Porque?
2. Você
ou sua família já foram atendidos por alguma tecnologia em saúde? Qual?
3. Como
você acredita que a tecnologia poderia ajudar ainda mais a saúde no nosso país?
A atividade pode ser entregue em
arquivo Word ou PDF ou por meio de vídeo próprio (de um minuto e meio a dois
minutos) respondendo cada uma das questões oralmente.
2.
Observações/Sugestões para a realização do
trabalho: Entrega até 05/10/2020 pelo email: alelobiose.atividade@yahoo.com , pelo classroom ou pelo Whatsapp: 11 980853539.
FÍSICA
1) Quando estamos sentados no interior de um ônibus em
movimento, estamos em movimento? Justifique.
2) Uma pessoa, em um carro, observa um poste na calçada de uma rua, ao passar por ele. O poste está em repouso ou em movimento? Explique.
3) Um carro passa pelos pontos A e B de uma estrada, nos instantes indicados na figura.
Determine a
velocidade média desse carro entre os pontos A e B.
4) Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade de 1m/s. Que distância essa pessoa percorrerá, andando durante 18 minutos?
5) Um ciclista
percorre
6) Um
motociclista percorre uma distancia de
7) Faça as conversões para uma mesma unidade e coloque as seguintes velocidades em ordem crescente, ou seja, da menor velocidade para a a maior velocidade.
a) Cavalo; 50
km/h ;b) Sangue na aorta 28 cm/s; c)
Guepardo 32 m/s;
QUIMICA
Ligação iônica
Ligação iônica é
um dos três tipos de interação entre dois átomos (as outras ligações são a
covalente e a metálica). Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um
metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio.
Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
O que é ligação iônica?
O que é?
O que é ligação
iônica? Trata-se de um tipo de ligação química que ocorre entre um metal e um
ametal ou entre um metal e o hidrogênio.
Ligação iônica é um dos três tipos de interação entre dois átomos (as outras ligações são a covalente e a metálica). Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio.
Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
Cargas dos elementos de cada família
As cargas dos átomos seguem o princípio da teoria do octeto: para atingir a estabilidade, o átomo precisa ter oito elétrons em sua camada de valência.
No caso dos metais, essa estabilidade é atingida pela perda de elétrons; já nos ametais, ocorre por meio do ganho de elétrons.
Família dos metais alcalinos (possuem 1 elétron na camada de valência) = carga +1;
Família dos metais alcalinoterrosos (possuem 2 elétrons na camada de valência) = carga +2;
Família do boro (possuem 3 elétrons na camada de valência) = se metal, carga +3; se ametal, carga -3;
Família do carbono (possuem 4 elétrons na camada de valência) = se metal, carga +3; se ametal, carga -3;
Família do nitrogênio (possuem 5 elétrons na camada de valência) = se metal, carga +5; se ametal, carga -3;
Família dos calcogênios (possuem 6 elétrons na camada de valência) = se metal, carga +6; se ametal, carga -2;
Família dos halogênios (possuem 7 elétrons na camada de valência) = carga -1.
A fórmula de uma substância formada por ligação iônica é denominada íon-fórmula, a qual é construída a partir do cruzamento das cargas do metal e do ametal (ou do hidrogênio). Nesse cruzamento, a carga de um transforma-se no índice atômico (quantidade de átomos) do outro.
Representação
do cruzamento para formação do íon-fórmula de um composto iônico
Exemplo
Veja como fica o íon-fórmula da substância iônica que apresenta alumínio (sigla Al) e oxigênio (sigla O):
O alumínio é um metal que pertence à família do boro, ou seja, apresenta carga +3;
O oxigênio é um ametal que pertence à família dos calcogênios, ou seja, possui carga -2;
Fórmula eletrônica de Lewis
A fórmula eletrônica de Lewis demonstra a ligação iônica entre dois ou mais átomos, ou seja, indica a perda e o ganho de elétrons (representados por esferas) entre eles. Nela colocamos os elétrons da camada de valência de cada elemento envolvido.
Vamos considerar o exemplo anterior. Nesse caso, o alumínio (posicionado à esquerda) apresenta 3 elétrons (família do boro), e o oxigênio (à direita) apresenta 6 elétrons (família dos calcogênios). Os elétrons podem ser posicionados em cima, embaixo, à direita ou à esquerda da sigla do elemento. No metal, sempre estão no lado direito da sigla. Já no ametal, o lado esquerdo, de preferência, deve ficar sem elétrons:
Características
dos compostos iônicos (substâncias formadas a partir da ligação iônica)
Sólidos à temperatura ambiente;
Ponto de fusão e de ebulição mais elevados que os dos compostos moleculares;
São polares;
Sofrem dissociação quando dissolvidos em água;
Conduzem corrente elétrica se dissolvidos em água ou quando no estado líquido (após passarem pelo processo de fusão);
De forma geral, são solúveis em água.
TRABALHO SOBRE A REGRA DO OCTETO
DEVE CONTER CAPA, COM NOME,
N° E SÉRIE.
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
SE FOR MANUSCRITO, ENVIAR AS FOTOS POR E-MAIL.
LÍNGUA PORTUGUESA
Tovadorismo |
Assistir os vídeos e responder a questão 1 no caderno e a questão 2 no caderno do aluno. 1-Quais as características de cada cantiga (Cantiga de amor, cantiga de amigo, cantiga de escárnio e cantiga de maldizer) 2- Respondam todas as questões na apostila Atividade 1 – Leitura: Versos Cantados (Exercícios 1, 2, 3 e 4). Boa atividade! |
GEOGRAFIA
Tema: Fluxos e Redes Geográficas
Atividade: 01
Caderno do aluno SP Faz Escola Páginas 63 / 64
Fazer a leitura e
interpretação do mapa da página 63 e responder as perguntas da página 63 e 64.
Fazer pesquisas adicionais sobre o tema abordado.
HISTÓRIA
Os Francos e o império de Carlos Magno.
Faça uma pesquisa para responder as questões abaixo. Leitura e interpretação. Se houver dúvidas entre em contato com o WhatsApp do profª 11- 94901-1870.
O que você achou da pesquisa? E com suas palavras faça uma leitura do mapa do império de Carolíngio centralizando os reinos dos Francos.
Como foi o sistema de recomendação de Carlos Magnos? E as referências do sistema feudal?
O que aconteceu coma divisão do império de Carlos Magno?
O que aconteceu com o Sacro Império Romano-Germânico ( de 814 a 973 D.C)?
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