HISTÓRIA
ATIVIDADE 2
2.1. Leia o texto abaixo e responda aos questionamentos em
seu caderno:
A primeira Constituição do Brasil
No ano de 1823, foi convocada
uma reunião de Assembleia na cidade do Rio de Janeiro para a elaboração da
primeira Constituição do Brasil que, após a Proclamação da Independência do
nosso país em 7 de setembro 1822, precisaria de novos caminhos para o recém
Estado livre de Portugal. Foram convocados vários deputados que representavam
as diversas províncias do Império. O projeto elaborado e entregue a D. Pedro I
foi recusado, visto que o mesmo limitava seus poderes. Sendo assim, na manhã
seguinte, o Imperador mandou inúmeros soldados à Assembleia para prender os deputados,
instituindo um novo grupo favorável a ele para elaborar um novo texto
Constitucional. No ano de 1824, especificamente em 25 de março, D. Pedro I
outorgou a primeira Constituição do Brasil. Fonte: Elaborado especialmente para
o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
ATIVIDADE:
O
texto nos dá indicativos do processo da elaboração da 1ª Constituição do
Brasil. Com o apoio do seu livro didático e de seu(sua) professor(a), responda
o que se pede:
a) Qual é o significado de Constituição outorgada e o que
isso representou para a sociedade da época?
b) A Constituição que D. Pedro I outorgou adotava a
Monarquia hereditária e criava quatro poderes: Executivo, Legislativo,
Judiciário e Moderador. Sendo assim, qual é o significado de Monarquia
Hereditária e quem exercia esses quatro poderes e suas respectivas funções? (
REALIZE UMA PESQUISA PARA RESPONDER)
Monarquia hereditária:_____________________________________________________
Poder Executivo:
___________________________________________________________ Poder Legislativo:
__________________________________________________________
Poder Judiciário:
___________________________________________________________
Poder Moderador:___________________________________________
MATEMÁTICA
PROJETO DE VIDA
O sonho é aquela mola que nos
impulsiona, nos empurra para a frente, nos dá força para lutar por objetivos.
Já às fantasias são frutos de nossa carência emocional e normalmente são
desejos fugazes.
Vídeos explicativos: https://www.youtube.com/watch?v=RMWz0Bs6-gU
https://www.youtube.com/watch?v=inG_9LwzoYc
Primeiro
momento: leitura:
O sonho é bom e necessário para dar
“sabor” à vida, mas não é suficiente para transformar o desejo em realização.
Por este motivo, é preciso ser ultrapassado pela consciência sobre o sonho que
se quer realizar e suas possibilidades de realização. E que tudo isso é o que
sustenta um Projeto de Vida.
A palavra fantasia vem do latim phantasĭa (que,
por sua vez, provém de um vocábulo grego), a fantasia é a faculdade humana que
permite reproduzir, através de imagens mentais, coisas passadas ou representar
acontecimentos que não pertencem a realidade.
Estes eventos podem ser possíveis (por exemplo,
fantasiar em viajar até à praia no próximo verão) ou irrealizáveis (caminhar no
meio de dinossauros ou conversar com um cão).
- Agora que você leu esse texto
explique a diferença entre sonho e fantasia.
R:
Segundo momento: Analise a imagem abaixo:
Ao analisar a imagem acima
responda:
A.
O
que parece ser verdadeiro e o que é fruto da fantasia do artista?
B.
Qual
mensagem a imagem traz para você?
C.
O
ponto de partida de seus sonhos foi baseado em fantasias?
D.
O
quanto de fantasia faz parte deles?
E.
Como
a fantasia os ajudou a construí-los?
F.
O que é preciso
ultrapassar em suas fantasias para que seus sonhos possam vir a ser realidade?
G.
Quando os obstáculos são superados começam: no
presente ou só no futuro?
Terceiro momento: Agora você pensará
no seu sonho, e vai desenhar ele realizado.
Quarto momento: no seu diário
de práticas e vivencias, relate o que você aprendeu com essa atividade.
1.
Observações/Sugestões para a realização do
trabalho:
GEOGRAFIA
Tema: Teoria do Mundo Multipolar
Atividade: 04
Caderno do aluno SP Faz Escola Páginas 28 / 29 / 30
Fazer a leitura e
interpretação do texto, gráfico e tabela das páginas acima, em seguida responda
a tabela da página 28 e as perguntas da 30.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientações aos Pais/Responsáveis/Alunos: Ao tentar entender a História muitas vezes vamos precisar de muita pesquisa, leitura e reflexão sobre o tema. A História e desenvolvimento social é algo fascinante e intrigante, cheio de reviravoltas e pontos que devemos exaltar, portanto essa serie de atividades vai nos ajudar a entender como a Historia se desenvolveu ate aqui.
Objetivos e Habilidades trabalhadas: Essa atividade/Pesquisa tem com o objetivo trabalhar uma linha de raciocínio nos tempos atuais, desenvolvimento de uma linha de pensamento sobre os tempos atuais.
Recursos a serem utilizados: Pesquisa
Quais resultados esperados para esta atividade? Pesquisa sobre as lutas dentro do âmbito esportivo, quais são, quais as diferenças, o que podemos tirar de proveito de todas elas.
A(s) atividade(s): Pesquise sobre as lutas, faça uma redação com o tema “LUTAS”
Observações/Sugestões para a realização do trabalho: Essa atividade deve ter 2 copias, uma no caderno e outra para entregar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário