quarta-feira, 23 de setembro de 2020

ATIVIDADES 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL- 21/09 - 02/10

 HISTÓRIA

ATIVIDADE 2

2.1. Leia o texto abaixo e responda aos questionamentos em seu caderno:

A primeira Constituição do Brasil

No ano de 1823, foi convocada uma reunião de Assembleia na cidade do Rio de Janeiro para a elaboração da primeira Constituição do Brasil que, após a Proclamação da Independência do nosso país em 7 de setembro 1822, precisaria de novos caminhos para o recém Estado livre de Portugal. Foram convocados vários deputados que representavam as diversas províncias do Império. O projeto elaborado e entregue a D. Pedro I foi recusado, visto que o mesmo limitava seus poderes. Sendo assim, na manhã seguinte, o Imperador mandou inúmeros soldados à Assembleia para prender os deputados, instituindo um novo grupo favorável a ele para elaborar um novo texto Constitucional. No ano de 1824, especificamente em 25 de março, D. Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

ATIVIDADE:

O texto nos dá indicativos do processo da elaboração da 1ª Constituição do Brasil. Com o apoio do seu livro didático e de seu(sua) professor(a), responda o que se pede:

a) Qual é o significado de Constituição outorgada e o que isso representou para a sociedade da época?

b) A Constituição que D. Pedro I outorgou adotava a Monarquia hereditária e criava quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. Sendo assim, qual é o significado de Monarquia Hereditária e quem exercia esses quatro poderes e suas respectivas funções? ( REALIZE UMA PESQUISA PARA RESPONDER)

Monarquia hereditária:_____________________________________________________

Poder Executivo: ___________________________________________________________ Poder Legislativo: __________________________________________________________

 Poder Judiciário: ___________________________________________________________

Poder Moderador:___________________________________________


MATEMÁTICA




PROJETO DE VIDA


SONHO OU FANTASIA

 


                                                                                

 

O sonho é aquela mola que nos impulsiona, nos empurra para a frente, nos dá força para lutar por objetivos. Já às fantasias são frutos de nossa carência emocional e normalmente são desejos fugazes.

 

Vídeos explicativos: https://www.youtube.com/watch?v=RMWz0Bs6-gU

                                  https://www.youtube.com/watch?v=inG_9LwzoYc


Primeiro momento: leitura: 

 

 O sonho é bom e necessário para dar “sabor” à vida, mas não é suficiente para transformar o desejo em realização. Por este motivo, é preciso ser ultrapassado pela consciência sobre o sonho que se quer realizar e suas possibilidades de realização. E que tudo isso é o que sustenta um Projeto de Vida.

A palavra fantasia vem do latim phantasĭa (que, por sua vez, provém de um vocábulo grego), a fantasia é a faculdade humana que permite reproduzir, através de imagens mentais, coisas passadas ou representar acontecimentos que não pertencem a realidade. 

Estes eventos podem ser possíveis (por exemplo, fantasiar em viajar até à praia no próximo verão) ou irrealizáveis (caminhar no meio de dinossauros ou conversar com um cão).

 

  1. Agora que você leu esse texto explique a diferença entre sonho e fantasia.

R: 

 

Segundo momento: Analise a imagem abaixo:



Ao analisar a imagem acima responda:

A.               O que parece ser verdadeiro e o que é fruto da fantasia do artista?

B.               Qual mensagem a imagem traz para você? 

C.                O ponto de partida de seus sonhos foi baseado em fantasias?

D.               O quanto de fantasia faz parte deles?

E.                Como a fantasia os ajudou a construí-los?

F.               O que é preciso ultrapassar em suas fantasias para que seus sonhos possam vir a ser realidade?

G.               Quando os obstáculos são superados começam: no presente ou só no futuro?

Terceiro momento: Agora você pensará no seu sonho, e vai desenhar ele realizado. 

Quarto momento: no seu diário de práticas e vivencias, relate o que você aprendeu com essa atividade. 

 

1.    Observações/Sugestões para a realização do trabalho:


GEOGRAFIA

Tema: Teoria do Mundo Multipolar

Atividade: 04

Caderno do aluno SP Faz Escola Páginas 28 / 29 / 30

 Fazer a leitura e interpretação do texto, gráfico e tabela das páginas acima, em seguida responda a tabela da página 28 e as perguntas da 30.

EDUCAÇÃO FÍSICA

  Orientações aos Pais/Responsáveis/Alunos: Ao tentar entender a História muitas vezes vamos precisar de muita pesquisa, leitura e reflexão sobre o tema. A História e desenvolvimento social é algo fascinante e intrigante, cheio de reviravoltas e pontos que devemos exaltar, portanto essa serie de atividades vai nos ajudar a entender como a Historia se desenvolveu ate aqui.    

 Objetivos e Habilidades trabalhadas: Essa atividade/Pesquisa  tem com o objetivo trabalhar uma linha de raciocínio nos tempos atuais, desenvolvimento de uma linha de pensamento sobre os tempos atuais.  

 Recursos a serem utilizados: Pesquisa

 Quais resultados esperados para esta atividade? Pesquisa sobre as lutas dentro do âmbito esportivo, quais são, quais as diferenças, o que podemos tirar de proveito de todas elas.

 A(s) atividade(s):  Pesquise sobre as lutas, faça uma redação com o tema “LUTAS”

Observações/Sugestões para a realização do trabalho: Essa atividade deve ter 2 copias, uma no caderno e outra para entregar.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário