quarta-feira, 14 de outubro de 2020

ATIVIDADES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - 05/10 - 25/10

 História

Profª Delfina

Os nacionalistas na África e na Ásia e as lutas pela independência “Guerra Fria”

Faça uma pesquisa para responder as questões abaixo. Leitura e interpretação. Se houver dúvidas entre em contato com o WhatsApp do profª 11- 94901-1870.

  1. O que achou da pesquisa e escreva sua opinião do texto?

  2. O que aconteceu coma invasão do continente Africano do século XV?

  3. O que aconteceu com os países que não foram invadidos com a explosão da 1º Guerra Mundial? Quais os países envolvidos e os tratados da época?

  4. Quem era Mussolini? O que aconteceu com o continente africano até 1944 no final da segunda Guerra Mundial? 


GEOGRAFIA
Caderno do Aluno: SP FAZ ESCOLA Atividade: 01 Página: 20 e 21 Volume 3 Vídeos sobre o tema em anexo, conforme indicação da página 21. ATIVIDADE: Responder as questões a), b), c) da página 21


INGLÊS

Exercises

Read the texts

Social media Social media quer dizer mídia social. Ou seja, canais de comunicação digital por onde acontecem interações, colaboração e compartilhamento de conteúdo. Então, não trabalham sozinhos. São apenas plataformas que funcionam como repositórios de conteúdos que precisam da interação humana para ganhar vida. Exatamente pelo mesmo motivo, se tornaram canais poderosos para que as empresas alcancem um público mais qualificado. E, assim, aumentem a percepção de marca com autoridade e conquistem sucesso entre os clientes. Com o avanço da era digital, o significado de social media ganhou uma nova possibilidade: se tornou uma profissão. https://neilpatel.com/br/blog/social-media-o-que-e/

Social media sources Social media posts and comments provide a rich source of text data for academic research. Refer to Searching social media - to get an overview and quick tips to get started. The following journal article is written for researchers seeking to analyze social media. It presents a comprehensive review of software tools for social networking media, wikis, blogs, chat apps and news feeds. · Social media analytics: a survey of techniques, tools and platforms Using APIs Many social media sites have APIs (application programming interface) that provide access to textual content, including Twitter, Facebook, and YouTube. Using these APIs requires, generally, some technical know-how and an access key from the data provider. https://guides.library.uq.edu.au/research-techniques/text-mining-analysis/social-media

1. What is Social media?

2. Give examples of Social media.

3. What is an APIs (application programming interface)?

Obs.: Responder em Português e Inglês.

TECNOLOGIAS

Atividades de tecnologia e Inovação 

Nome: Série: 

Fake news: 

Fake news significa "notícias falsas". São as informações noticiosas que não representam a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais. Normalmente, o objetivo de uma fake news é criar uma polêmica em torno de uma situação ou pessoa, contribuindo para o denegrimento da sua imagem. Por ter um teor extremamente dramático, apelativo e polêmico, as fake news costumam atrair muita atenção das massas, principalmente quando estas estão desprovidas de senso crítico.

Tipos de fake news 

As fake news são criadas por diferentes motivações e, dependendo destas, podem ser classificadas em 7 principais tipos de notícias falsas: 

Sátira ou paródia: Normalmente não tem a intenção de provocar mal. Costumam estar presentes em sites de comédia e podem ser facilmente identificadas como falsas. 

Falsa conexão: São quando as imagens, título ou manchete não condizem com o restante do conteúdo da notícia. Esse tipo de fake news é feito devido a uma má política de jornalismo ou visando o lucro de determinado site. Nesse último caso, os títulos apelativos são criados para chamar a atenção das pessoas a clicarem no site (clickbait), apenas para que os donos da página possam ganhar dinheiro com a visualização das publicidades que têm nos artigos, por exemplo. 

Conteúdo enganoso: É o clássico conteúdo que apresenta informações falsas. Pode ser usado em várias situações, principalmente com caráter partidário, como influência política ou estratégia de propaganda. 

Falso contexto: Nesse caso a informação da notícia é totalmente verdade, mas está sendo usada fora do seu contexto original. Ou seja, pode ser uma notícia antiga que é utilizada como se fosse recente, por exemplo. 

Conteúdo impostor: Esse tipo se caracteriza por usar afirmações que supostamente foram feitas por fontes verdadeiras, quando na realidade estas nunca chegaram a dar tais declarações. 

Conteúdo manipulado: É um dos tipos de notícias falsas mais complexas de analisar. Neste caso o conteúdo apresentado é verdadeiro, mas a pessoa que o redigiu constrói o texto de um modo capaz de manipular o público menos atento. 

Conteúdo fabricado: É um tipo de conteúdo perverso. É 100% falso, ou seja, todo o texto foi inventado com o propósito de causar a desinformação, enganar as pessoas e, consequentemente, provocar algum mal. 

Consequências das Fake News 

A disseminação das fake news pode acarretar consequências desastrosas e trágicas. Pessoas podem ser injustamente punidas por atos que não cometeram e até mesmo guerras podem ser declaradas devido a disseminação de notícias falsas, por exemplo. Para evitar que as fake news continuem a provocar grandes estragos sociais e políticos, algumas medidas preventivas e de punição estão sendo aplicadas pelas principais plataformas digitais, como o Facebook, Twitter e Google. Além disso, intensificam-se os projetos de leis que visam garantir um controle contra a propagação de informações falsas nas redes sociais.

Responda as questões a seguir: 

1) O que são fake news? 

2) Qual o objetivo de uma fake news? 

3) Por que as fake news costumam atrair muito a atenção das pessoas? 4) Quais os passos para identificar as fake news? 

5) Quais são os tipos de fake news? 

6) Descreva:



ARTES
Profª. Sandra Mara M Anacleto
Email – sandraanacleto@professor.educacao.sp.gov.br
Dança de Salão 
Devolutiva: 30 de outubro de 2020

 

TEMA: Danças de salão

 

DURAÇÃO: 1h40 (2 horas/aula) Caro(a) estudante!

 Nessa semana você vai conhecer um pouco mais sobre as danças de salão, além de construir estratégias para vivenciá-las no contexto atual de isolamento social, recomendação de limitação de contato físico e suspensão das aulas presenciais.

 

FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS... QUAIS SÃO AS ORIGENS DO FORRÓ? Conhecido por todo brasileiro, ritmo tem origens e características múltiplas A palavra “forró” tem origens variadas. Uma das mais plausíveis é que sua origem esteja na língua Bantu, falada por mais de 400 etnias da África Subsaariana, que chegou ao território brasileiro com as levas de escravizados da região da Nigéria, principalmente durante o século 19. Os escravizados eram direcionados principalmente às regiões do Rio de Janeiro e do sertão nordestino, primeiro em fazendas de produção de cana de açúcar e, posteriormente, para produção de algodão. Além das contribuições linguísticas, os povos Bantu trouxeram hábitos culinários e religiões como o Candomblé, moldando a cultura brasileira através da resistência de suas tradições. “Forró” seria derivado da palavra “forrobodó”, que significa confusão, farra, arrasta-pé, desordem. Outras palavras de origem Bantu são, por exemplo, tanga , marimbondo, chuchu e fubá. Outra hipótese para o surgimento da palavra vem com a implementação de ferrovias em pequenas cidades do interior nordestino, de ns do século 19 ao início do 20. Com a justicativa de escoar a produção agropecuária das fazendas interioranas (majoritariamente açúcar, algodão e gado), a construção das linhas férreas alterou e muito a vida da população local — tanto pela obrigatoriedade de abandonarem suas terras quanto pelo papel de mão de obra barata colocado para os sertanejos. Na época, quem dominava a construção das estações era o Império Britânico, com companhias como a Alagoas Railway de 1873 e The Great Western Brazil Railway , de 1900. Levas de ingleses migravam ao Nordeste para liderar a construção das vias, e como diversão costumavam fazer festas fechadas à população local. As poucas festas liberadas tinham nas portas o termo “For All” (para todos), sendo “forró” uma variação na pronúncia dessa expressão.


MÃO NA MASSA

Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades.

 

1 — Sobre as danças de salão, faça o que se pede:

a)     Relacione as modalidades de dança de salão que você conhece.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  

b)     Responda: Você já praticou alguma modalidade de dança de salão? Qual? Em que situação?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  c) Você já assistiu a exibição de alguma apresentação de dança de salão? Onde / Em que contexto?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 2 — Agora releia as informações da história do Forró apresentadas na sessão anterior e responda:

a)     Você considera que a dança é uma prática corporal acessível para todos? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 b) Você já realizou práticas de dança de salão na sua escola? Em que contexto?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 c)     Você considera que o Forró é uma dança para todos? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d) Você conhece alguma música/cantor/banda de forró? Se não conhece, hora de pesquisar.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 e)     Agora transcreva a letra da música escolhida/pesquisada e registre em uma frase a mensagem que ela apresenta.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário