HISTÓRIA
6 ª A e B
ATIVIDADE 2 ( caderno do aluno pagina 35 vol. 3 )
2.1. Leia o texto
abaixo e, se possível faça uma pesquisa
para responder às questões. Faça os registros no seu caderno.
Cidadania na Antiguidade Clássica
O conceito de cidadania surgiu
na antiguidade greco-romana, mas nessa época nem todas as pessoas eram
consideradas cidadãs. Em Atenas, na Grécia Antiga, apenas os homens nascidos na
cidade, com mais de 20 anos de idade e com serviço militar completo, tinham
direitos políticos. Ficavam de fora as mulheres, os estrangeiros e os escravos.
Essa diferenciação era defendida por filósofos como Aristóteles, para o qual o
trabalho braçal não era compatível com aqueles que praticavam a política. Na
Roma Monárquica, apenas os patrícios eram considerados cidadãos (civitas).
Livres, proprietários de terras, eram os chefes dos clãs e descendentes dos
primeiros habitantes. Eram a elite, compunham a Assembleia (que votava as leis
e tomava outras decisões, como em relação aos conflitos externos) e, quando
anciãos, podiam compor o Senado. Em 509 A.C.1 os patrícios derrubaram a
Monarquia Romana, dando início à República. A partir desse período, os homens
livres, mas não patrícios, os chamados plebeus, passaram a ser considerados
cidadãos e também passaram a compor as Assembleias. Fonte: Elaborado
especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. Se possível,
acesse o infográfico “A política na Antiguidade Clássica” no QR Code disponível
ao lado e atente-se às suas informações.
a) Quem eram os cidadãos na antiguidade em Atenas e em
Roma?
b) Houve alterações
na definição de quem teria direitos políticos ao longo do tempo na Grécia e em
Roma? Quais foram as condições que levaram às alterações? Justifique.
c) Quais eram as diferenças e semelhanças entre Atenas e
Roma em relação a quem eram os cidadãos?
d) Conforme a sua pesquisa e a orientação do(a) seu(sua)
professor(a), responda quais são as relações dos conceitos de “democracia” e
“república” com o de “cidadania”?
MATEMÁTICA
PROJETO DE VIDA
LÍNGUA PORTUGUESA
TECNOLOGIAS
Nosso mundo cada vez mais
plugado você já deve ter ouvido seus pais, avós e professores dizerem que o
mundo passou por transformações muito rápidas, das quais eles foram
testemunhas. Pense que até pouco tempo atrás, se você tivesse amigos ou
parentes morando em outras cidades, por exemplo, só poderia falar com eles por
telefone (fixo) ou por correspondência. Portanto, só poderia “vê-los” quando o
correio entregasse as cartas contendo fotografias impressas. Haja saudade! Se
quisesse assistir um filme, teria de esperar a estreia no cinema ou o dia e
horário em que passaria na televisão. E se tivesse de comprar alguma coisa,
teria de ir até a loja.
Viu só como essas e muitas
outras coisas são diferentes hoje? Nas próximas aulas, vamos pensar sobre estas
mudanças e o que elas implicam para a sociedade e o ambiente.
Atividade 1 – Quais são os
dispositivos eletrônicos mais usados no dia a dia?
Você já refletiu sobre como a tecnologia digital
vem ganhando espaço na nossa vida e como todos nós vivemos em rede. Mas já
parou para pensar no quanto os dispositivos tecnológicos são “necessários” no
dia a dia, inclusive para aproximar as pessoas e conectá-las? Das coisas mais
simples às mais complexas, cada vez mais utilizamos dispositivos digitais para
enviar mensagens, ouvir música, fazer pesquisa, chamar um táxi, pedir comida,
pagar uma conta do banco, assistir a um vídeo, jogar, comprar produtos,
conversar com amigos (e vê-los na tela!), nos informar e mais uma infinidade de
tarefas. Na sua opinião, quais são os dispositivos mais usados para fazer tudo
isso? E qual deles você considera indispensável?
Não é preciso ter poderes
mágicos para saber que são grandes as chances de você ter incluído os smartphones
na sua resposta. Não é só entre brasileiros que estes aparelhinhos do tipo
“faz-tudo” são um sucesso! Segundo estimativas da GSM (um consórcio de
operadores de telefonia móvel), 2.5 bilhões de pessoas no mundo hoje usam
smartphones. O que isso representa? Vamos fazer uma conta: se a população da
Terra é de 7.7 bilhões, isso significa que de cada três pessoas, uma delas tem
smartphone. O número te causou surpresa? Então vamos ver outros dados
surpreendentes, desta vez sobre o Brasil.
Analise o infográfico e
responda as questões a seguir, no caderno:
1). Para que servem os smartphones?
2). Eles influenciaram o comportamento das
pessoas? Em que sentido?
3). Por que tantas pessoas têm ou querem ter um
smartphone?
4). Quanto tempo dura um smartphone?
5). Quais os impactos essa quantidade de
smartphones produzidos causam ou podem causar ao meio ambiente?
Geografia
Os ciclos da natureza e a sociedade, a água e o assentamento humano
Faça uma pesquisa para responder as questões abaixo. Leitura e interpretação. Se houver dúvidas entre em contato com o WhatsApp do profª 11- 94901-1870.
1)O que você entendeu da pesquisa? Escreva com suas palavras o que acontece com os ciclos da natureza?
2)Quais são os ciclos da natureza? Explique em forma de desenho de cada etapa.
3)Quais os recursos naturais encontrados nos ciclos da natureza? O qual a importância deles para vida na sociedade e no mundo em que vivemos?
EDUCAÇÃO FÍSICA
1.
Essa
atividade/Pesquisa tem com o objetivo
trabalhar uma linha de raciocínio nos tempos atuais, desenvolvimento de uma
linha de pensamento sobre os tempos atuais. ( EF07EF21)
2. Recursos a serem utilizados: Pesquisa
3. Quais resultados esperados para esta atividade? Pesquisa sobre as lutas dentro do âmbito esportivo, quais são, quais as diferenças, o que podemos tirar de proveito de todas elas.
4. A(s) atividade(s): Pesquise sobre as lutas, faça uma redação com o tema “LUTAS”
5.
Observações/Sugestões para a
realização do trabalho:
Essa atividade deve ter 2 cópias, uma no caderno e outra para entregar com nome, número e série.
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