terça-feira, 22 de setembro de 2020

ATIVIDADES 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - 21/09 - 02/10

 HISTORIA 


ATIVIDADE 3 ( atividade pagina 34, caderno do aluno vol. 3)

Vamos retomar!? Desenvolva sua atitude historiadora.

 Caro(a) estudante, uma das funções do historiador é fazer investigação no sentido de interpretar e identificar fatos, trazendo à tona a memória de um grupo, de uma sociedade de um determinado tempo histórico. Nesta atividade, iremos simular o trabalho de um historiador que investiga os primeiros anos da colonização no Brasil. Você irá pesquisar sobre as “entradas”, “bandeiras”, exploração de produtos do sertão, cana de açúcar, ouro, criação de gado, escravidão uso da mão de obra dos índios e negros e as lutas de resistências desses grupos.

3.1. Leia os textos abaixo:

ENTRADAS

Entradas As expedições denominadas “Entradas”, saíam do litoral rumo ao norte, oeste e sudoeste, adentrando pelo interior da colônia. Eram expedições originadas de diversas partes da colônia formadas por iniciativa oficial ou particular. O objetivo era realizar o mapeamento do território, viabilizando sua colonização além do litoral, sobretudo, fazendo o levantamento dos recursos econômicos como ouro e pedras preciosas para atender aos interesses lusitanos. Além disso, as “Entradas” atuavam no combate aos povos indígenas que resistiam, ameaçavam ou impediam o avanço da colonização. Fonte: Elaborado especialmente para o material de apoio Currículo Paulista.

BANDEIRAS

As bandeiras eram as entradas feitas pelos paulistas, que eram, por isso, chamados “bandeirantes”, partiam de São Paulo em direção ao interior da colônia navegando o rio Tietê e, depois, outros rios. Um dos objetivos dessas expedições foi a busca por mão de obra capturando indígenas para serem escravizados e, também, a busca de ouro e pedras preciosas. Durante esse processo, diversos grupos indígenas foram atacados pelos bandeirantes, às missões jesuíticas do Sul, em território espanhol e território do quilombo de Palmares, no século XVII – tarefa encomendada pelas autoridades da colônia aos bandeirantes. A população nativa foi massacrada pela intensa ação violenta dos bandeirantes fato que marcou o início da história do território paulista.

 3.2. Vamos observar a representação cartográfica após a leitura dos textos e realizar a atividade proposta.

a) Qual é a diferença entre “entradas” e “bandeiras”? Explique.

b) Qual a importância dessas expedições para a colonização do Brasil?

c) A partir da análise das representações cartográficas, explique as principais mudanças nos domínios territoriais de Portugal e Espanha.

d) Faça uma análise da expansão territorial da colonização portuguesa no sul do continente americano.

e) No texto apresentado sobre as Bandeiras realizadas. Qual século apresenta maior quantidade de Bandeiras? Vamos investigar porque ocorreu este aumento neste período, qual foi o motivo?



DISCIPLINA ELETIVA: PROJETO DE VIDA


 

ATIVIDADE: A VIDA É CHEIA DE CURVAS, MAS EU POSSO APRENDER A DIRIGIR. OBJETIVO: APRENDER A PLANEJAR AÇÕES COM FOCO EM UM OBJETIVO ESPECÍFICO. COMPETÊNCIA EM FOCO: AUTOCONFIANÇA

Curta metragem: A boneca que decidiu dirigir

 Responda as questões abaixo:

 

1.     O QUE A BONECA QUERIA?

2.     O QUE ELA PRECISOU DEIXAR DE LADO PARA CONSEGUIR O QUE QUERIA?

3.     O QUE ELA PRECISOU FAZER PARA CONSEGUIR O QUE QUERIA?

 

Responder no Diário de Práticas e Vivências e encaminhar a foto da atividade elaborada para a professora através do Google Classroom ou clique no link abaixo após a sua pesquisa e responda diretamente no formulário assim que terminar é só clicar em enviar.

Lembrando! Coloque seu nome completo e turma a que pertence.

 

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=3C52UFD5SE-0Oew0IoJgDPgZ37N8_xtFvuua4-7eQtVUNDFIWVpGREU5OFBMU0o1Vk9NMlE5VUo0Uy4u

 

 MATEMÁTICA


  1. Um comerciante vende um determinado produto de limpeza por R$ 75,00. No entanto, se o pagamento for feito em dinheiro, será dado um desconto de 8,5 % sobre o preço de venda acima definido. Determine o valor do produto no caso de pagamento em dinheiro.

  2.  A conta de luz de Fernanda, esse mês, foi de R$ 206,00. Como pagou com atraso, foi cobrada uma multa de 10%. Então, o valor pago por Fernanda foi igual a:

  3. Do salário de um trabalhador no valor de R$ 1.200,00 foi descontado um total de R$ 240,00. Este desconto equivale a quantos por cento do salário do trabalhador?

  4.  Para cercar totalmente um terreno devem ser construídos 532,4 metros de muro. Um pedreiro já construiu 70% do comprimento do MURO. Quantos metros ainda faltam para se construir o muro todo?

  5. Se de uma jarra contendo 1,6 litros de suco, retirarmos dois copos de 0,35 litro, quanto de suco restará na jarra?

  6. Um automóvel viaja numa estrada com velocidade de 60 km/h. Ele é ultrapassado por outro cuja velocidade é 1,6 vezes maior que a sua. Qual a velocidade do veículo mais rápido?

  7. Seu Bastião comprou uma televisão a prazo e sem aumento por R$ 900,00. Deu uma entrada de R$ 195,00, e pagou o restante em 12 prestações iguais. Qual o valor de cada prestação?



TECNOLOGIAS


ATIVIDADE 1 -  MUNDO CONECTADO

Nosso mundo cada vez mais plugado você já deve ter ouvido seus pais, avós e professores dizerem que o mundo passou por transformações muito rápidas, das quais eles foram testemunhas. Pense que até pouco tempo atrás, se você tivesse amigos ou parentes morando em outras cidades, por exemplo, só poderia falar com eles por telefone (fixo) ou por correspondência. Portanto, só poderia “vê-los” quando o correio entregasse as cartas contendo fotografias impressas. Haja saudade! Se quisesse assistir um filme, teria de esperar a estreia no cinema ou o dia e horário em que passaria na televisão. E se tivesse de comprar alguma coisa, teria de ir até a loja.

Viu só como essas e muitas outras coisas são diferentes hoje? Nas próximas aulas, vamos pensar sobre estas mudanças e o que elas implicam para a sociedade e o ambiente.

Atividade 1 – Quais são os dispositivos eletrônicos mais usados no dia a dia?

Você já refletiu sobre como a tecnologia digital vem ganhando espaço na nossa vida e como todos nós vivemos em rede. Mas já parou para pensar no quanto os dispositivos tecnológicos são “necessários” no dia a dia, inclusive para aproximar as pessoas e conectá-las? Das coisas mais simples às mais complexas, cada vez mais utilizamos dispositivos digitais para enviar mensagens, ouvir música, fazer pesquisa, chamar um táxi, pedir comida, pagar uma conta do banco, assistir a um vídeo, jogar, comprar produtos, conversar com amigos (e vê-los na tela!), nos informar e mais uma infinidade de tarefas. Na sua opinião, quais são os dispositivos mais usados para fazer tudo isso? E qual deles você considera indispensável?

Atividade 2 – Um país conectado

Não é preciso ter poderes mágicos para saber que são grandes as chances de você ter incluído os smartphones na sua resposta. Não é só entre brasileiros que estes aparelhinhos do tipo “faz-tudo” são um sucesso! Segundo estimativas da GSM (um consórcio de operadores de telefonia móvel), 2.5 bilhões de pessoas no mundo hoje usam smartphones. O que isso representa? Vamos fazer uma conta: se a população da Terra é de 7.7 bilhões, isso significa que de cada três pessoas, uma delas tem smartphone. O número te causou surpresa? Então vamos ver outros dados surpreendentes, desta vez sobre o Brasil.

Analise o infográfico e responda as questões a seguir, no caderno:

1). Para que servem os smartphones?

2). Eles influenciaram o comportamento das pessoas? Em que sentido?

3). Por que tantas pessoas têm ou querem ter um smartphone?

4). Quanto tempo dura um smartphone?

5). Quais os impactos essa quantidade de smartphones produzidos causam ou podem causar ao meio ambiente?

 

GEOGRAFIA

A crise ambiental.

Poluição ambiental no Brasil e efeito estufa.


Faça uma pesquisa para responder as questões abaixo. Leitura e interpretação. Se houver dúvidas entre em contato com o WhatsApp do profª 11- 94901-1870.

  1. Quais são as políticas ambientais do Brasil? Dê exemplos.

  2. Qual a importância das políticas ambientais brasileiras? Quais são os efeitos estufas?

  3. Qual a importância da política ambiental e da sociedade no país?

  4. Cite quais são os problemas provocados pelo aquecimento global?



ARTES


ARTE APOSTILA 1 CEESVO
5
A seguir, você irá estudar o ponto. Leia atentamente a
explicação abaixo:
Ponto - é o lugar onde ...
ARTE APOSTILA 1 CEESVO
6
Ponto Gráfico:- é o
ponto que apresenta dimensão,
isto é, apresenta contraste com a
superfície (q...
ARTE APOSTILA 1 CEESVO
7
COMPOSIÇÃO.
O ponto é a base de tudo em Artes Plásticas.
Exemplo:
1.1.1.1. – Concentração de pont...
ARTE APOSTILA 1 CEESVO
8
No século XlX, surgiu na França uma corrente de pintores
chamados neo-impressionistas. Utilizaram...
ARTE APOSTILA 1 CEESVO
9
A composição com pontos (técnica de pontilhismo) apóia-se
na aplicação das cores puras com pincel...

EDUCAÇÃO FÍSICA


1.      Orientações aos Pais/Responsáveis/Alunos: Ao tentar entender a História muitas vezes vamos precisar de muita pesquisa, leitura e reflexão sobre o tema. A História e desenvolvimento social é algo fascinante e intrigante, cheio de reviravoltas e pontos que devemos exaltar, portanto essa serie de atividades vai nos ajudar a entender como a Historia se desenvolveu ate aqui.    

 Objetivos e Habilidades trabalhadas: Essa atividade/Pesquisa  tem com o objetivo trabalhar uma linha de raciocínio nos tempos atuais, desenvolvimento de uma linha de pensamento sobre os tempos atuais. 

  Recursos a serem utilizados: Pesquisa

  Quais resultados esperados para esta atividade? Pesquisa sobre as lutas dentro do âmbito esportivo, quais são, quais as diferenças, o que podemos tirar de proveito de todas elas.

  A(s) atividade(s):  Pesquise sobre as lutas, faça uma redação com o tema “LUTAS”

Observações/Sugestões para a realização do trabalho: Essa atividade deve ter 2 copias, uma no caderno e outra para entregar.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário