quarta-feira, 10 de março de 2021

ATIVIDADES PARA O ENSINO REMONO 7º ANOS

  AS ATIVIDADES REMOTAS DEVERÃO SER RESPONDIDAS NO CADERNO E LEVADAS A  ESCOLA PARA CORREÇÃO DO PROFESSOR E REGISTRO DAS ATIVIDADES.


DURANTE A DURAÇÃO DA FASE VERMELHA  OS PROFESSORES RECEBERÃO ESSAS ATIVIDADES AS SEXTAS FEIRAS NA ESCOLA NO PEÍODO DAS 8:30 ÀS 11:05


ENTREGAR ATÉ DIA 19-3-2021



PROFESSOR JOÃO - HISTÓRIA


ATIVIDADE 7 ANO


Incas, Astecas e Maias

As civilizações inca, asteca e maia foram as mais desenvolvidas das Américas, do ponto

de vista material.

Também são chamadas de "pré-colombianas", pois se desenvolveram antes da chegada

de Cristóvão Colombo à América, em 1492.

Habitaram em territórios diferentes e, portanto, nunca conviveram. Sua herança é visível

até hoje nos países da América Central e do Sul.

Vejamos as características de cada uma delas.

Civilização Inca

A civilização inca ocupava o território que hoje corresponde ao Peru, Colômbia,

Equador, oeste da Bolívia, norte do Chile e noroeste da Argentina. Sua capital era

Cusco.

Calcula-se que o Império Inca tenha reunido oito milhões de pessoas e durado

aproximadamente de 1450 a 1519.

Sociedade inca

A sociedade inca era fortemente hierarquizada e dividida entre o Sapa Inca e seus

parentes, a nobreza (dirigentes e militares), os camponeses e os escravizados.

O Inca, palavra que significa “chefe”, era considerado filho do deus do Sol e, por isso,

venerado como uma divindade. Sob sua autoridade estavam centenas de tribos que

deviam lhe servir através do trabalho obrigatório, do pagamento de tributos e do serviço

militar.

A população se organizava em torno ao “ayllu” (comunidade, na língua quéchua), onde

os homens tinham obrigação de trabalhar em terras e obras públicas periodicamente.

Quanto às mulheres, as mais bonitas eram enviadas para servir ao Inca, seja como

amante ou tecendo sua roupa.

História dos incas

A tribo dos incas instalou-se no séc. XI em Cusco, numa região cheia de aldeias rivais.

Ao conseguirem repelir um ataque, os Incas começaram a conquistar às terras em volta

do Lago Titicaca e assim iniciaram seu grandioso Império.

À medida que o Império crescia, a capital recebia melhoramentos, como templos,

armazéns e a fortaleza de Sacsayhuaman cujas ruínas são visíveis até hoje.

Para unificar este império foram construídas estradas que partiam de Cusco. Ao longo

do caminho foram edificados albergues para abrigar os viajantes e seus animais.

Quando os espanhóis chegaram às Américas, os incas estavam mergulhados em lutas

internas. Isto enfraqueceu o Império e os europeus souberam usar a rivalidade a seu

favor.


Economia Inca

A base da economia era a agricultura e a distribuição de terras era feita de acordo com o

tamanho da família. Por isso, quanto mais filhos, mais terras a família recebia.

O comércio era realizado nas principais cidades através de feiras periódicas.

Cultura e religião inca

Os incas eram politeístas (adoravam a vários deuses) e acreditavam que o universo

estava organizado em três mundos: HananPacha (mundo de cima), KaiPacha (mundo

do meio) e UkuPacha (mundo subterrâneo).

A comunicação entre esses mundos era feita através de elementos da natureza, como a

chuva; e os animais, como o condor.

Civilização Asteca

A civilização asteca se estendeu pelo território que vai, atualmente, do centro do México

até a Guatemala.

Desenvolveu-se no período entre 1325 e 1519 e sua população contava com 15 milhões

de pessoas no séc. XVI.

Sociedade asteca

O imperador não era considerado filho ou a encarnação dos deuses, como nas culturas

inca e maia. No entanto, seu poder consistia na crença de que ele era um intermediário

entre os deuses e os homens.

O Imperador governava seu vasto domínio, auxiliado por nobres e sacerdotes. O

exército era de fundamental importância tanto para vigiar como para punir as tribos que

se rebelavam contra o seu poder.

A sociedade asteca estava dividida em unidades familiares ligadas por laços de sangue

e ancestrais comuns. Os camponeses eram os mais numerosos, mas havia um grande

número de artesãos (fabricante de roupas e utensílios) que constituíam a base social

asteca.

História dos astecas

A civilização asteca, também conhecida como "mexica", tem origem em várias culturas,

como a tolteca, entre outras.

O deus Huitzilopochtli ordenou-lhes se estabelecerem na terra onde encontrassem uma

águia devorando uma serpente. Depois de viajarem duzentos anos, os astecas

encontraram este sinal no meio do lago Texcoco.

Ali, em 1325, começaram a construir uma das cidades mais espetaculares do mundo,

Tenochtitlán, a partir da edificação de diques que continham as inundações. Dali

também partiram para subjugar as tribos vizinhas e garantir o comércio e abastecimento

de produtos em troca de proteção e alimentos em tempos difíceis.

A civilização asteca, porém, iria sofrer uma grande mudança a partir da chegada dos

espanhóis em seu território, no séc. XVI.


Os espanhóis já estavam instalados na ilha de Cuba e desembarcaram num porta, que

batizarão de Veracruz. Ali, os indígenas indicaram que havia uma grande cidade ao

norte, cheia de riquezas, onde os espanhóis encontrariam ouro.

A conquista dos astecas, pelos espanhóis, durou dois anos e foi possível porque eles se

aliaram a tribos inimigas dos astecas.

Economia asteca

Os astecas cultivavam milho, abóbora, feijão, tomate e cacau. Para aumentar a área de

cultivo na capital, criaram as “chinampas”, pequenas ilhas artificiais onde podiam semear

os alimentos de que precisavam. Também domesticaram alguns animais, como o peru.

A fim de comercializar com todos os pontos do império, criaram duas rotas de comércio:

uma junto ao Golfo do México e outra na costa pacífica.

Cultura e religião astecas

Os astecas eram politeístas e adoravam seus deuses em templos em forma de pirâmide.

Para manter as divindades contentes, praticavam sacrifícios humanos, pois acreditavam

que esta era a maneira de fazer com que o sol sempre voltasse a nascer.

Trabalhavam a cerâmica com estruturas geométricas e usavam as plumas de aves para

fazer coroas que seriam usadas pelo Imperador nas cerimônias religiosas.

Civilização Maia

A civilização maia floresceu no México, nas região da Península de Yucatán, e também

em Honduras, Guatemala e Belize. Constituiu-se numa sociedade de cidades-estados,

com centros urbanos importantes, como Culakmul, Tikal e Copán. Calcula-se que a

população maia pode ter chegado a 1,5 milhão de pessoas.

De todas as civilizações pré-colombianas foi a que existiu por mais tempo como um

Estado estruturado: do séc. VI a.C. ao X d.C.

Sociedade maia

A sociedade maia era hierarquizada e no topo da pirâmide social estavam seus

governantes. Sua função, além de política, era religiosa, pois as festas e sacrifícios aos

deuses deveriam ocorrer sempre na sua presença.

Havia sacerdotes e funcionários responsáveis pela cobrança de tributos.Também havia

os camponeses, responsáveis pela agricultura, e os artesãos, que deviam transformar a

matéria-prima em objetos úteis.

História dos maias

A civilização maia se desenvolveu durante quinze séculos entre VI a.C. e X d. C. Assim,

quando os espanhóis chegaram à região, os maias haviam desaparecido enquanto

sociedade organizada, deixando apenas suas enormes pirâmides como testemunho de

seu esplendor.

No entanto, sua cultura e seu idioma sobrevivem até hoje nestas regiões como atestam

os milhões de descendentes.

Ao contrário dos incas e astecas, os maias não organizaram um império centralizado e a

população vivia em cidades independentes entre si. Compartilhavam costumes

semelhantes, desde a arquitetura, o idioma e a organização social.


Economia maia

Cultivavam principalmente o milho, que era a base da alimentação, mandioca, algodão e

girassol. Criavam aves, como peru e patos.

Cultura e religião maia

Os maias eram politeístas e realizavam festas e sacrifícios para suas divindades.

Construíram templos em forma de enormes pirâmides que até hoje podem ser visitadas

nos países da América Central.

Igualmente, por conta da agricultura, desenvolveram um sofisticado calendário circular

que os permitia marcar o tempo e não perder o momento adequado ao plantio e a

colheita.


Disponível em: https://www.todamateria.com.br/incas-astecas-e-maias/


Atividade:

1) Descreva as principais características da Civilização Inca


2) Descreva as principais características da Civilização Maia


3) Descreva as principais características da Civilização Asteca


FORMULÁRIO DE ATIVIDADE REMOTA

Disciplina: ______ELETIVAS  _______________

Série_____7º A e 9º A

Nome do Professor:______JONANTHAN FIRMINO DE MELO ___________

Semana de _____01/03/2021 à 17/03/2021____________

                                                  (data)

Habilidade: IDENTIFICAR E PROPOR

 

TEMA DA ATIVIDADE DE REVISÃO: PROBLEMÁTICAS SOCIAIS, AMBIENTAIS E ECONÔMICAS URBANAS

CONTEÚDO: PROBLEMÁTICAS DE INTERESSE PÚBLICO  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






FORMULÁRIO DE ATIVIDADE REMOTA

Disciplina: ARTE___________________

Série_7ºA/B__

Nome do Professor:ILMA NERIS_______________

Semana de 22/02 a 05/03________

                                                  (data)

Habilidade:

Esta Atividade foi elaborada para o desenvolvimento das competências socioemocionais.  

 

TEMA DA ATIVIDADE DE REVISÃO:
















Leia a letra da música “A cura tá no coração” de Gabriel O Pensador com participação especial de Cynthia Luz.

 

A cura tá no coração

 

A cura tá no coração... é!

Todos dormem, cada um sonhando em sua cela

Tô fugindo da loucura olhando pra janela

Não dormi, a pandemia já deixou sequela

Poesia me procura e eu nunca fujo dela

 

Isolado, mas nem tanto, tô conectado

Mas me sinto abandonado como um náufrago na ilha deserta

Com saudade do calor de um abraço apertado

Meu pulmão tá funcionando, mas meu peito aperta

 

Quando eu penso nesse vírus e em vários assuntos

No passado mais recente e em tudo que passamos juntos

Pensando bem, juntos não, mais ou menos,

Mais pra menos que mais, juntos jamais estivemos

 

Cada um com seus problemas, resolvendo pelo ódio

Cada um por si, e vale tudo pra chegar no pódio

Cada um na sua bolha, todo o resto é inimigo

Cada um fazendo escolhas olhando pro próprio umbigo

 

O mendigo ali dormindo tá com um sorriso na cara

Será que ele tá sonhando, rindo da cara dos caras que passam fechando a cara?

Que felicidade rara

Será que ele sempre dorme assim e a gente não repara?

 

Tem gente que se mascara com um sorriso de mentira

E só quando tira a máscara a gente vê que é traíra

Tipo Judas com Jesus, essa história é antigona

Aconteceu 2020 anos antes do Corona

 

 

A cura tá no coração

Só procure mais amar do que ser amado

Onde houver discórdia, leve a união

Tamo junto e nosso amor nunca vai ser parado

 

Janelas sem grade, sem ansiedade, viver de verdade, não dá pra fingir

Churrasco na esquina, Capela Sistina, Muralha da China, lugares pra ir

A vista é tão bela, parece uma tela mais psicodélica que as do Dali

Derreto os relógios que o tempo é fumaça e a tempestade passa pro sol ressurgir

 

Sem pressa, a história recomeça com o morador de rua sem ninguém na praça

Quando chega uma gari que varre o lixo e dá o papo sobre um bicho

Que se pega até no ar pela boca e pelo nariz

Trazendo o medo e a desgraça deixando o mundo infeliz Ele abaixa e pega um pedaço de pão no lixo e diz:

 

"Princesa, a falta de ar pra alguns pode ser útil

Pra valorizar o que é simples em vez do que é fútil"

E nessa noite eu tive um sonho e agora tenho certeza

A natureza tá fazendo uma limpeza como você faz

Levando muita gente boa pra outra dimensão

Pra ver se os que vão ficar nessa aprendem um pouco mais

 

Pra ver se a gente agora escuta a voz que berra

Na floresta, na geleira e em todos os cantos da Terra

E enxerga que é capaz até de interromper a guerra

Pra buscar uma solução em paz quando a engrenagem emperra

 

Quem erra empurra os outros pro buraco

E todos estão no mesmo barco, mas não é  Arca de Noé

Só o ser humano afunda com seu ego e até o outro perde o brilho

Quando um pai chegando em casa não pode abraçar um filho

 

É, o vírus nos roubou os abraços

Pra gente se lembrar da importância desses laços

Amizade, gentileza, perdão e misericórdia

E pode ser que a gente leve união onde houver discórdia

Luz onde houver trevas, esperança onde houver desespero

Que a gente entenda que a riqueza não é o dinheiro

E que os guerreiros de todos os serviços são essenciais

E que lembremos disso nos dias normais

 

A cura tá no coração

Só procure mais amar do que ser amado

Onde houver discórdia, leve a união

Tamo junto e nosso amor nunca vai ser parado

(Gabriel O Pensador)

 

Link do vídeo: https://youtu.be/cGlCalnE8EQ

ATIVIDADE 01

A música de Gabriel pensador relata uma reflexão relacionada a pandemia em que estamos enfrentando e as suas consequências na sociedade. A música aborda vários temas como por exemplo a empatia, a solidariedade e principalmente a questão do amor e a união para com o próximo. A grande crítica que contém é referente a o individualismo e o egoísmo. No princípio da música isso acaba sendo bem marcante, quando ele fala "cada um na sua bolha, todo resto é inimigo" nesse trecho da música nos mostra fortemente o pensamento da humanidade, tendo um olhar apenas para seu próprio umbigo.

Outro ponto bem importante que foi citado para reflexão é a questão da desvalorização das coisas simples que tínhamos anteriormente, como por exemplo um abraço ou até mesmo um aperto de mão coisas que antes da pandemia não tinha muita significação para as pessoas. O principal intuito dessa música é a conscientização para as pessoas, de seus atos e feitos na sociedade. Partindo desse princípio escolha um trecho da música que mais lhe chamou atenção e explique o porquê você escolheu esse trecho e o que você intendeu sobre. 

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02- O que você mudaria após isolamento social?

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03) Que mensagem a canção transmite? Comente:

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ATIVIDADE DE PRODUÇÃO ARTISTICA

Agora que você já analisou a canção do músico Gabriel Pensador faça um desenho bem bonito representando a canção estudada. 

 









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