AS ATIVIDADES REMOTAS DEVERÃO SER RESPONDIDAS NO CADERNO E LEVADAS A ESCOLA PARA CORREÇÃO DO PROFESSOR E REGISTRO DAS ATIVIDADES.
DURANTE A DURAÇÃO DA FASE VERMELHA OS PROFESSORES RECEBERÃO ESSAS ATIVIDADES AS SEXTAS FEIRAS NA ESCOLA NO PEÍODO DAS 8:30 ÀS 11:05
ENTREGAR ATÉ DIA 19-3-2021
PROFESSOR JOÃO - HISTÓRIA
ATIVIDADE 7 ANO
Incas, Astecas e Maias
As civilizações inca, asteca e maia foram as mais desenvolvidas das Américas, do ponto
de vista material.
Também são chamadas de "pré-colombianas", pois se desenvolveram antes da chegada
de Cristóvão Colombo à América, em 1492.
Habitaram em territórios diferentes e, portanto, nunca conviveram. Sua herança é visível
até hoje nos países da América Central e do Sul.
Vejamos as características de cada uma delas.
Civilização Inca
A civilização inca ocupava o território que hoje corresponde ao Peru, Colômbia,
Equador, oeste da Bolívia, norte do Chile e noroeste da Argentina. Sua capital era
Cusco.
Calcula-se que o Império Inca tenha reunido oito milhões de pessoas e durado
aproximadamente de 1450 a 1519.
Sociedade inca
A sociedade inca era fortemente hierarquizada e dividida entre o Sapa Inca e seus
parentes, a nobreza (dirigentes e militares), os camponeses e os escravizados.
O Inca, palavra que significa “chefe”, era considerado filho do deus do Sol e, por isso,
venerado como uma divindade. Sob sua autoridade estavam centenas de tribos que
deviam lhe servir através do trabalho obrigatório, do pagamento de tributos e do serviço
militar.
A população se organizava em torno ao “ayllu” (comunidade, na língua quéchua), onde
os homens tinham obrigação de trabalhar em terras e obras públicas periodicamente.
Quanto às mulheres, as mais bonitas eram enviadas para servir ao Inca, seja como
amante ou tecendo sua roupa.
História dos incas
A tribo dos incas instalou-se no séc. XI em Cusco, numa região cheia de aldeias rivais.
Ao conseguirem repelir um ataque, os Incas começaram a conquistar às terras em volta
do Lago Titicaca e assim iniciaram seu grandioso Império.
À medida que o Império crescia, a capital recebia melhoramentos, como templos,
armazéns e a fortaleza de Sacsayhuaman cujas ruínas são visíveis até hoje.
Para unificar este império foram construídas estradas que partiam de Cusco. Ao longo
do caminho foram edificados albergues para abrigar os viajantes e seus animais.
Quando os espanhóis chegaram às Américas, os incas estavam mergulhados em lutas
internas. Isto enfraqueceu o Império e os europeus souberam usar a rivalidade a seu
favor.
Economia Inca
A base da economia era a agricultura e a distribuição de terras era feita de acordo com o
tamanho da família. Por isso, quanto mais filhos, mais terras a família recebia.
O comércio era realizado nas principais cidades através de feiras periódicas.
Cultura e religião inca
Os incas eram politeístas (adoravam a vários deuses) e acreditavam que o universo
estava organizado em três mundos: HananPacha (mundo de cima), KaiPacha (mundo
do meio) e UkuPacha (mundo subterrâneo).
A comunicação entre esses mundos era feita através de elementos da natureza, como a
chuva; e os animais, como o condor.
Civilização Asteca
A civilização asteca se estendeu pelo território que vai, atualmente, do centro do México
até a Guatemala.
Desenvolveu-se no período entre 1325 e 1519 e sua população contava com 15 milhões
de pessoas no séc. XVI.
Sociedade asteca
O imperador não era considerado filho ou a encarnação dos deuses, como nas culturas
inca e maia. No entanto, seu poder consistia na crença de que ele era um intermediário
entre os deuses e os homens.
O Imperador governava seu vasto domínio, auxiliado por nobres e sacerdotes. O
exército era de fundamental importância tanto para vigiar como para punir as tribos que
se rebelavam contra o seu poder.
A sociedade asteca estava dividida em unidades familiares ligadas por laços de sangue
e ancestrais comuns. Os camponeses eram os mais numerosos, mas havia um grande
número de artesãos (fabricante de roupas e utensílios) que constituíam a base social
asteca.
História dos astecas
A civilização asteca, também conhecida como "mexica", tem origem em várias culturas,
como a tolteca, entre outras.
O deus Huitzilopochtli ordenou-lhes se estabelecerem na terra onde encontrassem uma
águia devorando uma serpente. Depois de viajarem duzentos anos, os astecas
encontraram este sinal no meio do lago Texcoco.
Ali, em 1325, começaram a construir uma das cidades mais espetaculares do mundo,
Tenochtitlán, a partir da edificação de diques que continham as inundações. Dali
também partiram para subjugar as tribos vizinhas e garantir o comércio e abastecimento
de produtos em troca de proteção e alimentos em tempos difíceis.
A civilização asteca, porém, iria sofrer uma grande mudança a partir da chegada dos
espanhóis em seu território, no séc. XVI.
Os espanhóis já estavam instalados na ilha de Cuba e desembarcaram num porta, que
batizarão de Veracruz. Ali, os indígenas indicaram que havia uma grande cidade ao
norte, cheia de riquezas, onde os espanhóis encontrariam ouro.
A conquista dos astecas, pelos espanhóis, durou dois anos e foi possível porque eles se
aliaram a tribos inimigas dos astecas.
Economia asteca
Os astecas cultivavam milho, abóbora, feijão, tomate e cacau. Para aumentar a área de
cultivo na capital, criaram as “chinampas”, pequenas ilhas artificiais onde podiam semear
os alimentos de que precisavam. Também domesticaram alguns animais, como o peru.
A fim de comercializar com todos os pontos do império, criaram duas rotas de comércio:
uma junto ao Golfo do México e outra na costa pacífica.
Cultura e religião astecas
Os astecas eram politeístas e adoravam seus deuses em templos em forma de pirâmide.
Para manter as divindades contentes, praticavam sacrifícios humanos, pois acreditavam
que esta era a maneira de fazer com que o sol sempre voltasse a nascer.
Trabalhavam a cerâmica com estruturas geométricas e usavam as plumas de aves para
fazer coroas que seriam usadas pelo Imperador nas cerimônias religiosas.
Civilização Maia
A civilização maia floresceu no México, nas região da Península de Yucatán, e também
em Honduras, Guatemala e Belize. Constituiu-se numa sociedade de cidades-estados,
com centros urbanos importantes, como Culakmul, Tikal e Copán. Calcula-se que a
população maia pode ter chegado a 1,5 milhão de pessoas.
De todas as civilizações pré-colombianas foi a que existiu por mais tempo como um
Estado estruturado: do séc. VI a.C. ao X d.C.
Sociedade maia
A sociedade maia era hierarquizada e no topo da pirâmide social estavam seus
governantes. Sua função, além de política, era religiosa, pois as festas e sacrifícios aos
deuses deveriam ocorrer sempre na sua presença.
Havia sacerdotes e funcionários responsáveis pela cobrança de tributos.Também havia
os camponeses, responsáveis pela agricultura, e os artesãos, que deviam transformar a
matéria-prima em objetos úteis.
História dos maias
A civilização maia se desenvolveu durante quinze séculos entre VI a.C. e X d. C. Assim,
quando os espanhóis chegaram à região, os maias haviam desaparecido enquanto
sociedade organizada, deixando apenas suas enormes pirâmides como testemunho de
seu esplendor.
No entanto, sua cultura e seu idioma sobrevivem até hoje nestas regiões como atestam
os milhões de descendentes.
Ao contrário dos incas e astecas, os maias não organizaram um império centralizado e a
população vivia em cidades independentes entre si. Compartilhavam costumes
semelhantes, desde a arquitetura, o idioma e a organização social.
Economia maia
Cultivavam principalmente o milho, que era a base da alimentação, mandioca, algodão e
girassol. Criavam aves, como peru e patos.
Cultura e religião maia
Os maias eram politeístas e realizavam festas e sacrifícios para suas divindades.
Construíram templos em forma de enormes pirâmides que até hoje podem ser visitadas
nos países da América Central.
Igualmente, por conta da agricultura, desenvolveram um sofisticado calendário circular
que os permitia marcar o tempo e não perder o momento adequado ao plantio e a
colheita.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/incas-astecas-e-maias/
Atividade:
1) Descreva as principais características da Civilização Inca
2) Descreva as principais características da Civilização Maia
3) Descreva as principais características da Civilização Asteca
FORMULÁRIO DE ATIVIDADE REMOTA |
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Disciplina: ______ELETIVAS
_______________ |
Série_____7º A e 9º A |
Nome do Professor:______JONANTHAN FIRMINO DE MELO ___________
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Semana de _____01/03/2021 à 17/03/2021____________
(data) |
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Habilidade: IDENTIFICAR E PROPOR |
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TEMA DA ATIVIDADE DE REVISÃO: PROBLEMÁTICAS
SOCIAIS, AMBIENTAIS E ECONÔMICAS URBANAS |
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CONTEÚDO: PROBLEMÁTICAS DE INTERESSE PÚBLICO |
FORMULÁRIO DE ATIVIDADE REMOTA |
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Disciplina: ARTE___________________ |
Série_7ºA/B__ |
Nome do Professor:ILMA NERIS_______________ |
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Semana de 22/02 a 05/03________
(data) |
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Habilidade: Esta Atividade foi elaborada para o desenvolvimento das competências
socioemocionais. |
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TEMA DA ATIVIDADE DE REVISÃO: |
Leia a letra da
música “A cura tá no coração” de Gabriel O Pensador com
participação especial de Cynthia Luz.
A cura tá no
coração
A cura tá no
coração... é!
Todos dormem,
cada um sonhando em sua cela
Tô fugindo da
loucura olhando pra janela
Não dormi, a
pandemia já deixou sequela
Poesia me
procura e eu nunca fujo dela
Isolado, mas nem
tanto, tô conectado
Mas me sinto
abandonado como um náufrago na ilha deserta
Com saudade do
calor de um abraço apertado
Meu pulmão tá
funcionando, mas meu peito aperta
Quando eu penso
nesse vírus e em vários assuntos
No passado mais
recente e em tudo que passamos juntos
Pensando bem,
juntos não, mais ou menos,
Mais pra menos
que mais, juntos jamais estivemos
Cada um com seus
problemas, resolvendo pelo ódio
Cada um por si,
e vale tudo pra chegar no pódio
Cada um na sua
bolha, todo o resto é inimigo
Cada um fazendo
escolhas olhando pro próprio umbigo
O mendigo ali
dormindo tá com um sorriso na cara
Será que ele tá
sonhando, rindo da cara dos caras que passam fechando a cara?
Que felicidade
rara
Será que ele
sempre dorme assim e a gente não repara?
Tem gente que se
mascara com um sorriso de mentira
E só quando tira
a máscara a gente vê que é traíra
Tipo Judas com
Jesus, essa história é antigona
Aconteceu 2020
anos antes do Corona
A cura tá no
coração
Só procure mais
amar do que ser amado
Onde houver
discórdia, leve a união
Tamo junto e
nosso amor nunca vai ser parado
Janelas sem
grade, sem ansiedade, viver de verdade, não dá pra fingir
Churrasco na
esquina, Capela Sistina, Muralha da China, lugares pra ir
A vista é tão
bela, parece uma tela mais psicodélica que as do Dali
Derreto os
relógios que o tempo é fumaça e a tempestade passa pro sol ressurgir
Sem pressa, a
história recomeça com o morador de rua sem ninguém na praça
Quando chega uma
gari que varre o lixo e dá o papo sobre um bicho
Que se pega até
no ar pela boca e pelo nariz
Trazendo o medo e a desgraça
deixando o mundo infeliz Ele abaixa e pega um pedaço de pão no lixo e diz:
"Princesa,
a falta de ar pra alguns pode ser útil
Pra valorizar o
que é simples em vez do que é fútil"
E nessa noite eu
tive um sonho e agora tenho certeza
A natureza tá
fazendo uma limpeza como você faz
Levando muita
gente boa pra outra dimensão
Pra ver se os
que vão ficar nessa aprendem um pouco mais
Pra ver se a gente
agora escuta a voz que berra
Na floresta, na
geleira e em todos os cantos da Terra
E enxerga que é
capaz até de interromper a guerra
Pra buscar uma
solução em paz quando a engrenagem emperra
Quem erra
empurra os outros pro buraco
E todos estão no
mesmo barco, mas não é Arca de Noé
Só o ser humano
afunda com seu ego e até o outro perde o brilho
Quando um pai
chegando em casa não pode abraçar um filho
É, o vírus nos
roubou os abraços
Pra gente se
lembrar da importância desses laços
Amizade,
gentileza, perdão e misericórdia
E pode ser que a
gente leve união onde houver discórdia
Luz onde houver
trevas, esperança onde houver desespero
Que a gente
entenda que a riqueza não é o dinheiro
E que os
guerreiros de todos os serviços são essenciais
E que lembremos
disso nos dias normais
A cura tá no
coração
Só procure mais
amar do que ser amado
Onde houver
discórdia, leve a união
Tamo junto e
nosso amor nunca vai ser parado
(Gabriel O
Pensador)
Link do vídeo: https://youtu.be/cGlCalnE8EQ
ATIVIDADE 01
A música de Gabriel pensador relata uma reflexão relacionada a
pandemia em que estamos enfrentando e as suas consequências na sociedade. A
música aborda vários temas como por exemplo a empatia, a solidariedade e
principalmente a questão do amor e a união para com o próximo. A grande crítica
que contém é referente a o individualismo e o egoísmo. No princípio da música
isso acaba sendo bem marcante, quando ele fala "cada um na sua bolha, todo
resto é inimigo" nesse trecho da música nos mostra fortemente o pensamento
da humanidade, tendo um olhar apenas para seu próprio umbigo.
Outro ponto bem importante que foi citado para reflexão é a questão
da desvalorização das coisas simples que tínhamos anteriormente, como por
exemplo um abraço ou até mesmo um aperto de mão coisas que antes da pandemia
não tinha muita significação para as pessoas. O principal intuito dessa música
é a conscientização para as pessoas, de seus atos e feitos na sociedade.
Partindo desse princípio escolha um trecho da música que mais lhe chamou
atenção e explique o porquê você escolheu esse trecho e o que você intendeu
sobre.
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02- O que você mudaria
após isolamento social?
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03) Que mensagem
a canção transmite? Comente:
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ATIVIDADE DE PRODUÇÃO ARTISTICA
Agora que você já analisou a canção do
músico Gabriel Pensador faça um desenho bem bonito representando a canção estudada.
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