Nome
do aluno: _________________________________________________nº______ 3ª série ____
Ensino Médio
Atenção: Após resolver essa avaliação, levar (devolver) preenchida com as respostas devidamente assinaladas até 18/09 na escola, pode ser entregue em folha de caderno.
A escola está em funcionamento das 10 horas às 16 horas.
MATEMÁTICA
Questão - (PUC) O ponto B = (3, b) é equidistante dos pontos A =
(6, 0) e C = (0, 6). Logo, o ponto B é:
a) (3, 1). b) (3, 6). c) (3, 3). d) (3, 2). e) (3, 0).
TECNOLOGIA
Leia o texto e escolha a alternativa correta:
É a arte básica de comunicar sua ideia, mensagem ou evento, através de
palavras, imagens e sons criativos. Quando você conta uma história verdadeira,
sua mensagem é percebida como autêntica.
A) Pintura B)
Fotografia C) Storytelling D) Design E)
Escultura
LÍNGUA PORTUGUESA
1-
Leia
os textos e, a seguir, responda à questão:
Texto 1
Canção do exílio
Gonçalves
Dias
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
[...]
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/relacao-intertextual-a-parodia-entre-cancao-do-exilio-de-goncalves-dias-e-canto-de-regresso-a-patria-de-oswald-de-andrade/42327#ixzz57w6Vrp8h>.
Acesso em: 22 fev. 2018.
Texto 2
Canto de regresso à pátria
Oswald
de Andrade
Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá
Minha terra tem mais rosas
E quase que mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra
Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo.
Disponível em:
<https://www.webartigos.com/artigos/relacao-intertextual-a-parodia-entre-cancao-do-exilio-de-goncalves-dias-e-canto-de-regresso-a-patria-de-oswald-de-andrade/42327>.
Acesso em: 22 fev. 2018
Em relação aos textos 1 e 2, de Gonçalves Dias e de Oswald de
Andrade, respectivamente, percebe-se
(A) semelhança, pois ambos falam de um lugar inexistente.
(B) oposição, já que apresentam visões contraditórias em relação à
pátria.
(C) semelhança, porque ambos falam da saudade do lugar do qual
vieram.
(D) divergência, uma vez que o primeiro fala de aves e o segundo
de pássaros.
EDUCAÇÃO FÍSICA
As
capacidades podem ser definidas como todo atributo ou qualidade “treinável” de
um organismo, ou seja, passível de
adaptações. Todo ser humano possui inúmeras capacidades motoras, em níveis
diferentes, devido as suas heranças genéticas. Com o treinamento, as
capacidades se desenvolvem e há um declínio quando o treinamento é
interrompido. Embora pareçam existir poucas dúvidas quanto à melhora na
qualidade de vida e, sobretudo, na condição de saúde alcançada através de um
programa de condicionamento físico, esses benefícios dependem de uma prescrição
de intensidade, que podemos definir como:
A) caracteriza-se pelo trabalho realizado durante uma série de um
exercício e é diretamente relacionada com a carga utilizada.
B)
caracteriza-se pelo trabalho realizado e é diretamente relacionada com o tempo
de realização de uma série de exercícios
C)
caracteriza-se pelo trabalho realizado durante uma série de um exercício e é
diretamente relacionada com a quantidade de exercícios.
D)
caracteriza-se pelo tamanho do ciclo de exercícios que será trabalhado.
E)
caracteriza-se pelo tempo que será executado um plano de exercícios físicos.
SOCIOLOGIA
O direito de
manifestação foi permitido pelo artigo 5º, XVI, da Constituição Federal de
1988, a partir de então vários movimentos sociais surgiram e assim muitas
pessoas foram às ruas se manifestar. Há uma divisão dos movimentos sociais:
Ø Conjuntural: Esse
movimento surge para manifestar sobre uma causa específica e que possui um
curto prazo de duração.
Ø Estrutural: Já
esse movimento surge com a intenção de manifestar sobre coisas que possuem um
longo período de duração.
Qual dos movimentos
sociais a seguir, não é considerado como um movimento social estrutural?
A) Movimento Passe Livre (MPL). B) MST (movimento dos sem-terra). C) Movimento feminista.
D) Luta operária. E)
Movimento negro.
HISTÓRIA
TITULO: REPÚBLICA DO BRASIL E SEUS PRESIDENTES (GETULIO VARGAS)
1)
Quais as leis Trabalhistas que Getúlio Vargas criou?
E quantos anos ele permaneceu no poder?
Assinale a alternativa correta.
A) ( ) Leis
trabalhista e sindicatos dos
trabalhadores, lei Áurea, Euzébio de Queiroz? Dez anos no poder?
B) ( ) Leis
do chá, açúcar e selo. Cinco anos no poder?
C) (
) Leis Trabalhistas, redução de horas, Carteira Profissional. Dezenove
anos no poder?
D) ( ) Lei do Café, Direito de voto, Registro
Civil. Dez anos no poder?
E) ( ) Todas
as alternativas estão corretas.
OBS. Caderno do aluno 76
FÍSICA
1-
De acordo com as proposições assinale a alternativa
correta:
I.
Prótons
II.
Elétrons
III.
Nêutrons
IV.
Eletrosfera
V.
Núcleo
a)
( ) I e II
estão presentes no núcleo atômico.
b)
( )
IV é um orbital composto de elétrons.
c)
( ) III possui carga elétrica negativa.
d)
( ) V está
presente na eletrosfera.
e)
( ) I, II e III possuem cargas elétricas iguais.
2-
Marque a alternativa que melhor representa os
processos pelos quais um corpo qualquer pode ser eletrizado:
a)
( )
atrito, contato e aterramento
b)
( )
indução, aterramento e atrito
c)
(
) atrito, contato e indução
d)
( )
contato, resfriamento e atrito
e)
( )
eletrização, indução e fusão.
GEOGRAFIA
Leia o fragmento que
se segue da entrevista concedida pelo intelectual palestino Edward Said,
comentando os problemas atuais no Oriente Médio.
Entrevistador: O senhor não gosta da expressão “choque de civilizações”. Por
quê?
Said: (...) são inúmeros os problemas. Para começar, ela trata as civilizações
como se fossem entidades fechadas, lacradas, alheias a qualquer tipo de troca
(...). Por fim, a ideia de choque de civilizações tem um aspecto caricatural
muito nocivo, como se enormes entidades chamadas “Ocidente” e o “Islã”
estivessem num ringue, lutando para ver qual é a melhor.
Assinale a opção que reforça a opinião emitida por Said.
a) As
diferenças culturais não podem ser tratadas como expressão de conflitos, mas
sim como particularidade de cada civilização no tempo e no espaço.
b) Não existem diferenças jurídico-políticas entre o Ocidente e o
Oriente Médio, logo não faz sentido diferenciar essas duas civilizações.
c) O mundo muçulmano não é homogêneo assim como o Ocidental;
portanto, apenas os conflitos internos devem ser considerados.
d) As trocas entre distintos conjuntos civilizacionais incluem
mercadorias culturais: desse modo, padronizam as civilizações.
ARTES
Complete a face do rosto:
Responda: Através de
qual observação, podemos afirmar que na imagem o tom de pele é
clara.
A)( ) Luz B) ( )
Características C) ( )
Tempo D) ( )
Espaço E) (
) tons de traços
Nenhum comentário:
Postar um comentário