quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Recuperação 3ª série do ensino médio

 

Nome do aluno: _________________________________________________nº______ 3ª série ____ Ensino Médio

AtençãoApós resolver essa avaliação, levar (devolver) preenchida com as respostas devidamente assinaladas até 18/09 na escola,  pode ser entregue em folha de caderno. 

A escola está em funcionamento das 10 horas às 16 horas.


MATEMÁTICA


Questão - (PUC) O ponto B = (3, b) é equidistante dos pontos A = (6, 0) e C = (0, 6). Logo, o ponto B é:

a) (3, 1).  b) (3, 6).  c) (3, 3).   d) (3, 2).  e) (3, 0).

 

TECNOLOGIA

Leia o texto e escolha a alternativa correta:

É a arte básica de comunicar sua ideia, mensagem ou evento, através de palavras, imagens e sons criativos. Quando você conta uma história verdadeira, sua mensagem é percebida como autêntica.

A) Pintura             B) Fotografia          C) Storytelling        D)  Design              E) Escultura

 

LÍNGUA PORTUGUESA


1-      Leia os textos e, a seguir, responda à questão:

Texto 1

Canção do exílio

Gonçalves Dias

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer eu encontro lá;

[...]

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que disfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/relacao-intertextual-a-parodia-entre-cancao-do-exilio-de-goncalves-dias-e-canto-de-regresso-a-patria-de-oswald-de-andrade/42327#ixzz57w6Vrp8h>. Acesso em: 22 fev. 2018.

Texto 2

Canto de regresso à pátria

Oswald de Andrade

Minha terra tem palmares

Onde gorjeia o mar

Os passarinhos daqui

Não cantam como os de lá

Minha terra tem mais rosas

E quase que mais amores

Minha terra tem mais ouro

Minha terra tem mais terra

Ouro terra amor e rosas

Eu quero tudo de lá

Não permita Deus que eu morra

Sem que volte para lá

Não permita Deus que eu morra

Sem que volte pra São Paulo

Sem que veja a Rua 15

E o progresso de São Paulo.

Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/relacao-intertextual-a-parodia-entre-cancao-do-exilio-de-goncalves-dias-e-canto-de-regresso-a-patria-de-oswald-de-andrade/42327>. Acesso em: 22 fev. 2018

 

Em relação aos textos 1 e 2, de Gonçalves Dias e de Oswald de Andrade, respectivamente, percebe-se

(A) semelhança, pois ambos falam de um lugar inexistente.

(B) oposição, já que apresentam visões contraditórias em relação à pátria.

(C) semelhança, porque ambos falam da saudade do lugar do qual vieram.

(D) divergência, uma vez que o primeiro fala de aves e o segundo de pássaros.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA


As capacidades podem ser definidas como todo atributo ou qualidade “treinável” de um  organismo, ou seja, passível de adaptações. Todo ser humano possui inúmeras capacidades motoras, em níveis diferentes, devido as suas heranças genéticas. Com o treinamento, as capacidades se desenvolvem e há um declínio quando o treinamento é interrompido. Embora pareçam existir poucas dúvidas quanto à melhora na qualidade de vida e, sobretudo, na condição de saúde alcançada através de um programa de condicionamento físico, esses benefícios dependem de uma prescrição de intensidade, que podemos definir como:

 

A) caracteriza-se pelo trabalho realizado durante uma série de um exercício e é diretamente relacionada com a carga utilizada.

B) caracteriza-se pelo trabalho realizado e é diretamente relacionada com o tempo de realização de uma série de exercícios

C) caracteriza-se pelo trabalho realizado durante uma série de um exercício e é diretamente relacionada com a quantidade de exercícios.

D) caracteriza-se pelo tamanho do ciclo de exercícios que será trabalhado.

E) caracteriza-se pelo tempo que será executado um plano de exercícios físicos.




SOCIOLOGIA

O direito de manifestação foi permitido pelo artigo 5º, XVI, da Constituição Federal de 1988, a partir de então vários movimentos sociais surgiram e assim muitas pessoas foram às ruas se manifestar. Há uma divisão dos movimentos sociais:

Ø  Conjuntural: Esse movimento surge para manifestar sobre uma causa específica e que possui um curto prazo de duração.

Ø  Estrutural: Já esse movimento surge com a intenção de manifestar sobre coisas que possuem um longo período de duração.

Qual dos movimentos sociais a seguir, não é considerado como um movimento social estrutural?

A)  Movimento Passe Livre (MPL).         B) MST (movimento dos sem-terra).      C) Movimento feminista.

D) Luta operária.            E) Movimento negro.




     HISTÓRIA

TITULO: REPÚBLICA DO BRASIL E SEUS PRESIDENTES (GETULIO VARGAS)

1)      Quais as leis Trabalhistas que Getúlio Vargas criou? E quantos anos ele permaneceu  no poder?

Assinale a alternativa correta.

A) (  ) Leis trabalhista e sindicatos  dos trabalhadores, lei Áurea, Euzébio de Queiroz? Dez anos no poder?

B) (  ) Leis do chá, açúcar e selo. Cinco anos no poder?

C) (  ) Leis Trabalhistas, redução de horas, Carteira Profissional. Dezenove anos no poder?

D) (  ) Lei do Café, Direito de voto, Registro Civil. Dez anos no poder?

E) (  ) Todas as alternativas estão corretas.

OBS. Caderno do aluno 76



    FÍSICA

1-                De acordo com as proposições assinale a alternativa correta:

 


I.                  Prótons

II.                Elétrons

III.               Nêutrons

IV.               Eletrosfera

V.                Núcleo


 


a)                (   ) I e II estão presentes no núcleo atômico.

b)                (  ) IV é um orbital composto de elétrons.

c)                ( ) III possui carga elétrica negativa.

 

d)                (   ) V está presente na eletrosfera.

e)                ( ) I, II e III possuem cargas elétricas iguais.

 


2-                Marque a alternativa que melhor representa os processos pelos quais um corpo qualquer pode ser eletrizado:

 


a)                (   ) atrito, contato e aterramento

b)                (   ) indução, aterramento e atrito

c)                (   ) atrito, contato e indução

d)                (   ) contato, resfriamento e atrito

e)                (   ) eletrização, indução e fusão.


    GEOGRAFIA


Leia o fragmento que se segue da entrevista concedida pelo intelectual palestino Edward Said, comentando os problemas atuais no Oriente Médio.
Entrevistador: O senhor não gosta da expressão “choque de civilizações”. Por quê?
Said: (...) são inúmeros os problemas. Para começar, ela trata as civilizações como se fossem entidades fechadas, lacradas, alheias a qualquer tipo de troca (...). Por fim, a ideia de choque de civilizações tem um aspecto caricatural muito nocivo, como se enormes entidades chamadas “Ocidente” e o “Islã” estivessem num ringue, lutando para ver qual é a melhor. 

Assinale a opção que reforça a opinião emitida por Said.

a) As diferenças culturais não podem ser tratadas como expressão de conflitos, mas sim como particularidade de cada civilização no tempo e no espaço.

b) Não existem diferenças jurídico-políticas entre o Ocidente e o Oriente Médio, logo não faz sentido diferenciar essas duas civilizações.

c) O mundo muçulmano não é homogêneo assim como o Ocidental; portanto, apenas os conflitos internos devem ser considerados.

d) As trocas entre distintos conjuntos civilizacionais incluem mercadorias culturais: desse modo, padronizam as civilizações.




    ARTES

Complete a face do rosto:

Responda: Através de qual observação, podemos afirmar que na imagem o tom de pele é

clara.

 

A)(  ) Luz  B) (   ) Características  C) (   )  Tempo  D) (    )  Espaço  E)  (    )  tons de traços


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário