quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Recuperação 2ª série do ensino médio

 

Nome do aluno: ________________________________________nº____       2ª série A - Ensino Médio

  AtençãoApós resolver essa avaliação, levar (devolver) preenchida com as respostas devidamente assinaladas até 18/09 na escola,  pode ser entregue em folha de caderno. 

A escola está em funcionamento das 10 horas às 16 horas.

MATEMÁTICA

Considere as duas matrizes abaixo.

Sendo C uma nova matriz tal que C = 3B – 2A, então a soma dos elementos da matriz C é igual a

(A) 5.  (B) 10.  (C) 15.  (D) 20.   (E) 25.

 

HISTÓRIA

TITULO: INDEPENDÊNCIA DA COLONIA DOS ESTADOS UNIDOS

Na Independência dos Estados Unidos. Foram criados varias leis. Quais são? E quantas colônias foram divididas Estadas Unidos?

Assinale a alternativa correta.

A) (  ) Leis dos chá, selo, açúcar e treze colônias.

B) (  ) Leis do café, arroz e milho e dez colônias

C) (  ) Leis Área, Eusébio, café e quinze colônias.

D) (  ) Apenas a C estão corretas.

E) (  ) Todas as alternativas estão corretas.

OBS. Caderno do aluno sem pagina.

 

QUIMICA

Sabe-se que a massa atômica do hidrogênio (H) é 1u , e do oxigênio (O) é 16u. Assinale a alternativa que representa a massa molecular da água H2O.

A)16 g/mol       B)14 g/mol            C)18g/mol              D)1 g/mol              E)17 g/mol

TECNOLOGIA

Leia o texto e escolha a alternativa correta:

É a arte básica de comunicar sua ideia, mensagem ou evento, através de palavras, imagens e sons criativos. Quando você conta uma história verdadeira, sua mensagem é percebida como autêntica.

A) Pintura             B) Fotografia          C) Storytelling        D)  Design              E) Escultura

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto I

Telenovelas empobrecem o país

Parece que não há vida inteligente na telenovela brasileira. O que se assiste todos os dias às 6, 7 ou 8 horas da noite é algo muito pior do que os mais baratos filmes “B” americanos. Os diálogos são péssimos. As atuações, sofríveis. Três minutos em frente a qualquer novela são capazes de me deixar absolutamente entediado – nada pode ser mais previsível.

Antunes Filho. Veja, 11/mar/96.

Texto II

Novela é cultura

Veja – Novela de televisão aliena?

 

Maria Aparecida – Claro que não. Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte.

Veja, 24/jan/96.

Com relação ao tema “telenovela”

(A) nos textos I e II, encontra-se a mesma opinião sobre a telenovela.

(B) no texto I, compara-se a qualidade das novelas aos melhores filmes americanos.

(C) no texto II, algumas telenovelas brasileiras são consideradas obras de arte.

(D) no texto II, a telenovela é considerada uma bobagem.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

A capacidade física que nos permite realizar movimentos com amplitude adequada, como nos alongamentos é a  capacidade chamada:

A) força                  B) equilíbrio            C)agilidade             D) flexibilidade                      E) velocidade

 

SOCIOLOGIA

Sobre o fenômeno da cultura de massa, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores compartilhados por vastos segmentos das sociedades ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos principalmente pelos meios de comunicação de massa.

( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e sons aplicadas ao tempo livre e à informação.

( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo exigências econômicas.

As afirmativas são, respectivamente,

A) V, F e F.                    B) V, V e F.            C)F, V e V.             D)V, V e V              E)V, F e V

 

Artes

“O Mágico de Oz” é um obra ficcional da literatura infantil que apresenta a história de Dorothy, uma garota órfã que mora com os tios em uma fazenda. Devido a um forte ciclone, a jovem foi parar em uma terra encantada e sua tentativa de voltar para casa envolve uma série de aventuras ao passo em que ela faz novos amigos um tanto diferentes, como o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão Covarde e o grande Mágico de Oz.

Análise da obra “O Mágico de Oz”

Publicado em 1900, “O Mágico de Oz”

foi escrito por L. Frank Baum e é o primeiro de uma série de catorze livros que relata as aventuras da menina Dorothy na fantástica Terra de Oz, tornando-se um clássico da literatura entre crianças, jovens e adultos.

 Oz foi originalmente uma criação de Baum. Depois de seu falecimento outros escritores escreveram mais 26 outros livros sobre a Terra de Oz, acrescentando suas próprias criações e aventuras.

Considerada um best-seller ao longo de todo o século XX, traduzido para praticamente todos os idiomas, o livro sempre foi comparado a obra de Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilhas”.

L. Frank Baum sempre defendeu que a leitura de livros infantis não deveria despertar tristeza ou sentimento ruim no leitor. Apesar da existência de bruxas más e enrascadas na sua história, ele não estimula a maldade, a vingança e o sofrimento.

Mesmo com enredo fantasioso, é possível detectar representações sociais na obra. Os amigos de Dorothy podem ser apenas um Espantalho, um Lenhador de Lata e o Leão Covarde para as crianças, porém para os adultos podem representar a inteligência, a bondade e a coragem. Além disso, indicam os três reinos da natureza: animal, vegetal e mineral.

Esta obra é tão famosa que conseguimos encontrá-la em diversos formatos e linguagens artísticas como: Livro, Cimena, Teatro, Espetáculos de Dança, pinturas e até Revista em Quadrinhos.

       

                        

Com base nos textos e nas imagens responda:

 – A terra de Oz é considerada uma:

a)                (    ) Terra dos Gigantes

b)                (    ) Terra de Fadas

c)                (    ) Terra dos desconhecidos

d)                (    ) Terra perdida

e)                (    ) terra dos Sonhos

FÍSICA

1-                Um corpo A, a uma temperatura de 60ºC, é colocado em contato com um corpo B, cuja temperatura é de 20ºC, sendo ambos isolados de influências externas. A transferência de temperatura ou processo em trânsito chama-se:

 

A) calor   B) equilíbrio térmico               C) energia cinética                 D) queda de temperatura        E) hipotermia

 

2-                Assinale a opção em que as temperaturas estão em ordem crescente:


I.                  Chama do gás de cozinha

II.                Corpo humano

III.               Água fervendo

IV.               Água de um oceano



1-    Assinale a opção em que as temperaturas estão em ordem crescente:

 

I.              Chama do gás de cozinha

II.            Corpo humano

III.           Água fervendo

IV.          Água de um oceano

 

a)    (   ) II, III, IV e I

b)    (   ) II, IV, III e I

c)    (   ) IV, II, I e III

d)    (   ) IV, II, III e I

e)    (   ) I, II, III e IV


GEOGRAFIA

O desenvolvimento industrial brasileiro ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil, pois houve uma concentração da atividade industrial, particularmente, nos Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre outras razões, explicam esse fato:

a) a formação de um mercado externo na região Sudeste e a criação de casas de importação por emigrantes estrangeiros.

b) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.

c) o domínio da mineração em São Paulo e a fundação de casas de exportação que tinham como objetivo abastecer o mercado brasileiro de produtos nacionais.

d) o desenvolvimento de empresas de extração mineral em São Paulo, que permitiu a acumulação de capital, e o consequente fluxo de emigrantes que para lá se dirigiu.

e) a abolição da escravidão e a concentração da população na região Sudeste, fato que estimulou a criação de casas de importação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário