MATEMÁTICA
TEMA: EQUAÇÕES EXPONENCIAIS |
HABILIDADE: Conhecer a função exponencial e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento. 1º) Assistir os videoaulas disponibilizado no Youtube nos links abaixo, pois são aulas explicativas que faz referência ao tema da atividade, sugiro também, copiar os exemplos calculados e citados dos vídeos em seu caderno. Esta atividade valerá nota para o 3º bimestre e cada questão vale 2,0 pontos. Agradeço a atenção e empenho de todos, quaisquer dúvidas deixe por escrito no mural da sala no Google Classroom (Google sala de aula). Professor Anderson – Matemática. 2º) Links do Youtube: https://youtu.be/zmXlvW5VYWY Aula 1- Equação Exponencial |
BIOLOGIA
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o que é saúde?
O que significa SUS? Quando ele foi criado e qual seus objetivos?
O que são determinantes em saúde? Como eles influenciam a saúde humana?
Explique o que é uma vacina e porque as vacinas são importantes para a comunidade?
O que são indicadores em saúde? Cite 5 exemplos.
Explique o que é o movimento antivacina.
Você acredita que a tecnologia pode ser útil no processo de cura de doenças e promoção da saúde? Por quê?
História
Profª Delfina
Os Francos e o império de Carlos Magno.
Faça uma pesquisa para responder as questões abaixo. Leitura e interpretação. Se houver dúvidas entre em contato com o WhatsApp do profª 11- 94901-1870.
O que você achou da pesquisa? E com suas palavras faça uma leitura do mapa do império de Carolíngio centralizando os reinos dos Francos.
Como foi o sistema de recomendação de Carlos Magnos? E as referências do sistema feudal?
O que aconteceu coma divisão do império de Carlos Magno?
O que aconteceu com o Sacro Império Romano-Germânico ( de 814 a 973 D.C)?
Sociologia
tema: Cultura
Clique no link para ver o
conteúdo e responder o questionário
Exercises
English newspaper genres The following newspaper genres (or types of text) can be differentiated: · Brief news items · Press reports · Articles purely informational in character · Advertisements · Feature articles (features, feature stories, human interest stories) · Editorials · Leading articles (leaders) · Sports News Genres are called in Enlish articles. An article is written, non fiction essay. These non fictional prose compositions appear in magazines, newspaper, academic journals, the Internet or any other type of pulication.
https://aboutstylistics.blogspot.com/2012/10/english-newspaper-genres.html
1. What genres are there, name the basic features?
2. In what types of media do they appear?
3. Which do you prefer readin? Why?
Obs.: Responder em Português.
Tecnologia e Inovação
Nuvem de palavras…
ÁRVORE DE TECNOLOGIA
Observe os termos que compõem a Árvore de Tecnologia, que é composto por: raízes, um tronco, um caule, três galhos e uma copa.
Caule - Componente Curricular: Tecnologia e Inovação;
Galhos – Eixos do componente curricular: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Letramento Digital e Pensamento Computacional;
Copa: objetos do conhecimento, as tecnologias digitais ou não;
Raízes: demais componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Física, Arte, etc., que se articulam ao novo componente.
Atividades propostas
Proposta Desplugada
Você deverá pensar em termos/expressões relacionados a tecnologia que irão compor a nuvem de palavras e escrevê-las no quadro abaixo da nuvem e/ou árvore.
Proposta Plugada para ampliar o conhecimento e diversão
Indicamos para essa atividade a plataforma Word Clouds que além da possibilidade de criação de uma nuvem de palavras, disponibiliza também diversos recursos que podem ser utilizados de forma interativa. https://www.wordclouds.com/
ELABORANDO UMA NARRATIVA DIGITAL
A narrativa digital é uma história que você conecta usando algum formato digital. Pode ser por meio de áudio ou de um conjunto de tweets (escritos).
Nesta construção vamos retomar os pontos estudados na atividade anterior, observando e fazendo um resgate da Árvore de Tecnologia, para responder às questões a seguir:
Atividade: Produzindo uma narrativa
Olhando para a “Nuvem e/ou Árvore de Tecnologia”, responda:
1) De que modo a tecnologia que você utiliza pode contribuir para um cotidiano melhor?
2) Como a tecnologia pode impactar, de maneira positiva e de maneira negativa, a sua aprendizagem?
3) Como a tecnologia pode te influenciar a querer seguir estudando?
4) Escreva abaixo, os meios de comunicação digital (TDIC/ TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) e não digital (TIC/ TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) que você conhece.
5) Cite as redes sociais que você utiliza no seu dia-a-dia.
LÍNGUA PORTUGUESA
LEIA E DESCREVA SOBRE O ARTIGO ABAIXO:
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/artigo-de-opiniao
Caderno
do aluno, atividade 3, p. 92 e 93.
Profª. Sandra Mara M Anacleto
Ano: 1ºA e 1ºB Ensino Médio
Email – sandraanacleto@professor.educacao.sp.gov.br
Visuais: Obras bidimensionais e tridimensionais
materiais diversos (pedra, madeira, papel, tinta, ferro, barro, folhas, vidro,
etc.) para compô-las. As obras podem ser classificadas como bidimensional ou
tridimensional.
Bidimensional: Uma pintura ou desenho é
considerado bidimensional quando ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura
e largura. Essa técnica pode ser utilizada em desenhos, recortes e colagens
planas, montagens planas e pinturas.
Tridimensional: Uma pintura ou desenho é
considerado tridimensional quando ocupa três dimensões no espaço ou seja,
altura, largura e profundidade. Essa técnica pode ser utilizadas As esculturas,
a elaboração de modelagens, armações, papelagens e pietagens.
1 — Analise as imagens e classifique-as
como bidimensional ou tridimensional. Indique qual a técnica utilizada.
DESENHO — CERÂMICA — ESCULTURA — ANIMAÇÃO
Figura 1:_________________________
técnica: _____________________
Figura 2:__________________________
técnica:_____________________
Figura 3:__________________________
técnica:_____________________
Figura 4:__________________________
técnica:_____________________
2 — Em sua opinião, quais materiais são
utilizados em cada obra?
Figura 1:_______________________________________________
Figura 2:________________________________________________
Figura 3:________________________________________________
Figura 4:________________________________________________
Sexualidade
A sexualidade é um conceito que está baseado na atração sexual e na afetividade compartilhada entre as pessoas.
É muito comum pensar em sexualidade e logo remeter ao sexo. Todavia, ela pode estar relacionada com outras maneiras pela busca do prazer e também com os sentimentos compartilhados. Note que o termo “sexo” refere-se ou aos órgãos genitais ou ao ato sexual.
A sexualidade é muito relativa e pessoal, visto que o que pode ser considerado prazeroso para alguns, pode não ser para outros. Além disso, ela se desenvolve de acordo com as experiências de cada pessoa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):
“A sexualidade faz parte da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. Sexualidade não é sinônimo de coito (relação sexual) e não se limita à ocorrência ou não de orgasmo. Sexualidade é muito mais que isso, é a energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto, a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada um direito humano básico.”
Note que a sexualidade está presente em todas as fases da nossa vida. Geralmente, o desejo sexual surge na puberdade, por volta dos 12 anos, sendo uma característica natural dos seres humanos.
Atualmente, a “Orientação Sexual” é um tema transversal que deve ser abordado nas escolas como forma de compreender esse conceito e de todos os outros que se relacionam com ele: sexo, afetividade, gênero, métodos contraceptivos, aborto, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, etc.
Gênero e identidade de Gênero
O conceito de gênero está relacionado com o de sexualidade posto que faz referência aos gêneros masculino e feminino.
A identidade de gênero é, por sua vez, o gênero com o qual o indivíduo se identifica. Nesse caso, existem pessoas que desde crianças nascem com determinado sexo, no entanto, se identificam com outro. Esses são chamados de transgêneros.
Importante destacar que a violência de gênero é gerada pelo preconceito com o sexo oposto. Ela envolve agressões físicas, verbais e psicológicas. Geralmente são mulheres que sofrem com esse tipo de violência. Vale ressaltar que práticas machistas e sexistas estão relacionadas com a violência de gênero. Além disso, temos o conceito de androcentrismo onde o pensamento masculino é colocado no centro.
Orientação Sexual e Afetividade
A orientação sexual é outro aspecto importante da sexualidade humana. Isso dependerá do gênero que atrai uma pessoa.
Um indivíduo pode ser considerado heterossexual quando a atração e os sentimentos ocorrem entre pessoas do sexo oposto. Esse tipo de relação é chamada de heteroafetiva.
Os homossexuais ou homoafetivos são aqueles que se sentem atraídos por pessoas do mesmo sexo. E por fim, há os bissexuais ou biafetivos onde o interesse e afetividade envolve os dois gêneros.
Assista o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=XsJTCKzL-Gg
Responda as questões abaixo:
Copie as palavras que você desconhecia e descreva seus significados?
O que você acredita que falta para as pessoas possam ter liberdade para expressar sua sexualidade livremente? Comente em no mínimo 3 linhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário