quarta-feira, 14 de outubro de 2020

ATIVIDADES 1º ANO ENSINO MÉDIO - 05/10 - 30/10

MATEMÁTICA

TEMA: EQUAÇÕES EXPONENCIAIS
HABILIDADE: Conhecer a função exponencial e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento.

1º) Assistir os videoaulas disponibilizado no Youtube nos links abaixo, pois são aulas explicativas que faz referência ao tema da atividade, sugiro também, copiar os exemplos calculados e citados dos vídeos em seu caderno. Esta atividade valerá nota para o 3º bimestre e cada questão vale 2,0 pontos. Agradeço a atenção e empenho de todos, quaisquer dúvidas deixe por escrito no mural da sala no Google Classroom (Google sala de aula).
Professor Anderson – Matemática.

2º) Links do Youtube: https://youtu.be/zmXlvW5VYWY Aula 1- Equação Exponencial


3º) Link: https://youtu.be/MPkZAq8KoUg Aula 2 - Equações Exponenciais.




BIOLOGIA

  1. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o que é saúde?

  2. O que significa SUS? Quando ele foi criado e qual seus objetivos?

  3. O que são determinantes em saúde? Como eles influenciam a saúde humana?

  4. Explique o que é uma vacina e porque as vacinas são importantes para a comunidade?

  5. O que são indicadores em saúde? Cite 5 exemplos.

  6. Explique o que é o movimento antivacina.

  7. Você acredita que a tecnologia pode ser útil no processo de cura de doenças e promoção da saúde? Por quê?

 História

Profª Delfina


Os Francos e o império de Carlos Magno.

Faça uma pesquisa para responder as questões abaixo. Leitura e interpretação. Se houver dúvidas entre em contato com o WhatsApp do profª 11- 94901-1870.

  1. O que você achou da pesquisa? E com suas palavras faça uma leitura do mapa do império de Carolíngio centralizando os reinos dos Francos.

  2. Como foi o sistema de recomendação de Carlos Magnos? E as referências do sistema feudal?

  3.  O que aconteceu coma divisão do império de Carlos Magno?

  4. O que aconteceu com o Sacro Império Romano-Germânico ( de 814 a 973 D.C)?


GEOGRAFIA
Caderno do Aluno: SP FAZ ESCOLA Atividade: 01 Página: 49 e 50 Volume 3 Vídeos sobre o tema em anexo. Fazer leitura da tabela da página 49 ATIVIDADE: Responder as questões a), b), c) da página 50


Sociologia

tema: Cultura

Clique no link para ver o conteúdo e responder o questionário

https://forms.gle/AKeCSRrT1C68p3Pn9






INGLÊS

Exercises

English newspaper genres The following newspaper genres (or types of text) can be differentiated: · Brief news items · Press reports · Articles purely informational in character · Advertisements · Feature articles (features, feature stories, human interest stories) · Editorials · Leading articles (leaders) · Sports News Genres are called in Enlish articles. An article is written, non fiction essay. These non fictional prose compositions appear in magazines, newspaper, academic journals, the Internet or any other type of pulication. 

https://aboutstylistics.blogspot.com/2012/10/english-newspaper-genres.html

1. What genres are there, name the basic features?

2. In what types of media do they appear?

3. Which do you prefer readin? Why?

Obs.: Responder em Português.



Tecnologia e Inovação 


Nuvem de palavras… 

ÁRVORE DE TECNOLOGIA 

Observe os termos que compõem a Árvore de Tecnologia, que é composto por: raízes, um tronco, um caule, três galhos e uma copa. 

Caule - Componente Curricular: Tecnologia e Inovação; 

Galhos – Eixos do componente curricular: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Letramento Digital e Pensamento Computacional; 

Copa: objetos do conhecimento, as tecnologias digitais ou não; 

Raízes: demais componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Física, Arte, etc., que se articulam ao novo componente. 

Atividades propostas 

Proposta Desplugada 

Você deverá pensar em termos/expressões relacionados a tecnologia que irão compor a nuvem de palavras e escrevê-las no quadro abaixo da nuvem e/ou árvore. 

Proposta Plugada para ampliar o conhecimento e diversão 

Indicamos para essa atividade a plataforma Word Clouds que além da possibilidade de criação de uma nuvem de palavras, disponibiliza também diversos recursos que podem ser utilizados de forma interativa. https://www.wordclouds.com/ 

ELABORANDO UMA NARRATIVA DIGITAL 

A narrativa digital é uma história que você conecta usando algum formato digital. Pode ser por meio de áudio ou de um conjunto de tweets (escritos). 

Nesta construção vamos retomar os pontos estudados na atividade anterior, observando e fazendo um resgate da Árvore de Tecnologia, para responder às questões a seguir:

Atividade: Produzindo uma narrativa 

Olhando para a “Nuvem e/ou Árvore de Tecnologia”, responda: 

1) De que modo a tecnologia que você utiliza pode contribuir para um cotidiano melhor? 

2) Como a tecnologia pode impactar, de maneira positiva e de maneira negativa, a sua aprendizagem? 

3) Como a tecnologia pode te influenciar a querer seguir estudando? 

4) Escreva abaixo, os meios de comunicação digital (TDIC/ TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) e não digital (TIC/ TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) que você conhece. 

5) Cite as redes sociais que você utiliza no seu dia-a-dia.

LÍNGUA PORTUGUESA

LEIA E DESCREVA SOBRE O ARTIGO ABAIXO:

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/artigo-de-opiniao

Caderno do aluno, atividade 3, p. 92 e 93.

 ARTES

Profª. Sandra Mara M Anacleto

Ano: 1ºA e 1ºB Ensino Médio

Email – sandraanacleto@professor.educacao.sp.gov.br

Visuais: Obras bidimensionais e tridimensionais

Devolutiva:
30 de outubro de 2020
Em algumas técnicas das Artes Visuais se
faz o uso da materialidade para concretizar obras. Ou seja, recorre-se a

materiais diversos (pedra, madeira, papel, tinta, ferro, barro, folhas, vidro, etc.) para compô-las. As obras podem ser classificadas como bidimensional ou tridimensional.


Bidimensional: Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional quando ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura. Essa técnica pode ser utilizada em desenhos, recortes e colagens planas, montagens planas e pinturas.


Tridimensional: Uma pintura ou desenho é considerado tridimensional quando ocupa três dimensões no espaço ou seja, altura, largura e profundidade. Essa técnica pode ser utilizadas As esculturas, a elaboração de modelagens, armações, papelagens e pietagens.

 

1 — Analise as imagens e classifique-as como bidimensional ou tridimensional. Indique qual a técnica utilizada.

               DESENHO — CERÂMICA — ESCULTURA — ANIMAÇÃO

FIGURA 1
FIGURA 2

FIGURA 3


FIGURA 4

Figura 1:_________________________ técnica: _____________________

Figura 2:__________________________

técnica:_____________________

Figura 3:__________________________ técnica:_____________________

Figura 4:__________________________ técnica:_____________________

 2 — Em sua opinião, quais materiais são

utilizados em cada obra?

 Figura 1:_______________________________________________

 Figura 2:________________________________________________

 Figura 3:________________________________________________

 Figura 4:________________________________________________


BIOLOGIA
ATIVIDADE 4º BIMESTRE
Objetivos e Habilidades trabalhadas: Conforme previsto no currículo essa atividade desenvolve o conhecimento em torno da Sexualidade e definições de Sexo, Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero.

Sexualidade

A sexualidade é um conceito que está baseado na atração sexual e na afetividade compartilhada entre as pessoas.

É muito comum pensar em sexualidade e logo remeter ao sexo. Todavia, ela pode estar relacionada com outras maneiras pela busca do prazer e também com os sentimentos compartilhados. Note que o termo “sexo” refere-se ou aos órgãos genitais ou ao ato sexual.

A sexualidade é muito relativa e pessoal, visto que o que pode ser considerado prazeroso para alguns, pode não ser para outros. Além disso, ela se desenvolve de acordo com as experiências de cada pessoa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):

A sexualidade faz parte da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. Sexualidade não é sinônimo de coito (relação sexual) e não se limita à ocorrência ou não de orgasmo. Sexualidade é muito mais que isso, é a energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto, a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada um direito humano básico.”

Note que a sexualidade está presente em todas as fases da nossa vida. Geralmente, o desejo sexual surge na puberdade, por volta dos 12 anos, sendo uma característica natural dos seres humanos.

Atualmente, a “Orientação Sexual” é um tema transversal que deve ser abordado nas escolas como forma de compreender esse conceito e de todos os outros que se relacionam com ele: sexo, afetividade, gênero, métodos contraceptivos, aborto, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, etc.


Gênero e identidade de Gênero

O conceito de gênero está relacionado com o de sexualidade posto que faz referência aos gêneros masculino e feminino.

A identidade de gênero é, por sua vez, o gênero com o qual o indivíduo se identifica. Nesse caso, existem pessoas que desde crianças nascem com determinado sexo, no entanto, se identificam com outro. Esses são chamados de transgêneros.

Importante destacar que a violência de gênero é gerada pelo preconceito com o sexo oposto. Ela envolve agressões físicas, verbais e psicológicas. Geralmente são mulheres que sofrem com esse tipo de violência. Vale ressaltar que práticas machistas e sexistas estão relacionadas com a violência de gênero. Além disso, temos o conceito de androcentrismo onde o pensamento masculino é colocado no centro.


Orientação Sexual e Afetividade

orientação sexual é outro aspecto importante da sexualidade humana. Isso dependerá do gênero que atrai uma pessoa.

Um indivíduo pode ser considerado heterossexual quando a atração e os sentimentos ocorrem entre pessoas do sexo oposto. Esse tipo de relação é chamada de heteroafetiva.

Os homossexuais ou homoafetivos são aqueles que se sentem atraídos por pessoas do mesmo sexo. E por fim, há os bissexuais ou biafetivos onde o interesse e afetividade envolve os dois gêneros.


  1. Assista o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=XsJTCKzL-Gg




  1. Responda as questões abaixo:

  1. Copie as palavras que você desconhecia e descreva seus significados?

  2. O que você acredita que falta para as pessoas possam ter liberdade para expressar sua sexualidade livremente? Comente em no mínimo 3 linhas

Objetivos e Habilidades trabalhadas: Conforme previsto no currículo essa atividade desenvolve o conhecimento da Gravidez na Adolescência, apresentando seus riscos e consequências.
Leia o texto abaixo, disponível em: https://www.todamateria.com.br/gravidez-na- adolescencia/ Gravidez na Adolescência A gravidez na adolescência é considerada a que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apontada como uma gestação de alto risco decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém nascido, a gravidez nesta faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos. O Brasil apresenta elevados índices de adolescentes grávidas. Porém, o Ministério da Saúde indica que houve uma redução de 17% no número de mães entre 10 e 19 anos, no período de 2004 a 2015. Gravidez Precose A adolescência é um período da vida rico em manifestações emocionais, caracterizadas por ambiguidade de papéis, mudança de valores e dificuldades face à procura de independência pela vida. A gravidez na adolescência é muitas vezes encarada de forma negativa do ponto de vista emocional e financeiro das adolescentes e suas famílias, alterando drasticamente suas rotinas. Veja alguns dados sobre a gravidez na adolescência no Brasil e ao redor do mundo:  7,3 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano ao redor do mundo, das quais 2 milhões são menores de 15 anos;  no ano de 2010 um relatório divulgado por um órgão ligado à ONU indica que 12% das adolescentes entre 15 e 19 anos tinham pelo menos um filho;  o Brasil tem 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, sendo que cerca de 300 mil crianças nascem de mães nessa faixa etária;  em pesquisa realizada pela ONU, o Brasil tem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos.  A gravidez na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho.  A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares.  Esse fatores contribuem para a perpetuação da pobreza, baixo nível de escolaridade, abuso e violência familiar, tanto à mãe como à criança.  Além disso, a ocorrência de mortes na infância é alta em filhos nascidos de mães adolescentes.  A situação socioeconômica, a falta de apoio e de acompanhamento da gestação (pré- natal) contribuem para que as adolescentes não recebam informações adequadas em relação à alimentação materna apropriada, à importância da amamentação e sobre a vacinação da criança.  Também é grande o número de adolescentes que se submetem a abortos inseguros, usando substâncias e remédios para abortar ou em clínicas clandestinas. Isso tem grandes riscos para a saúde da adolescente e até mesmo risco de vida, sendo uma das principais causas de morte materna.  Essas ações acarretam prejuízos às crianças, gerando um impacto na saúde pública, além da limitação no desenvolvimento pessoal, social e profissional da gestante. Principais Fatores Há diversos fatores de natureza objetiva e subjetiva que levam à gravidez no início da vida reprodutiva, tais como:  Falta de conhecimento adequado dos métodos contraceptivos e como usá-los;  Dificuldade de acesso a esses métodos por parte do adolescente;  Dificuldade e vergonha das meninas em solicitar o uso do preservativo pelo parceiro;  Ingenuidade e submissão;  Violência;  Abandono;  Desejo de estabelecer uma relação estável com o parceiro;  Forte desejo pela maternidade, com expectativa de mudança social e de obtenção de autonomia através da maternidade;  Meninas com início da vida sexual cada vez mais precoce. O ambiente familiar também tem relação direta com o início da atividade sexual. Experiências sexuais precoces são observadas em adolescentes em famílias onde os irmãos mais velhos já apresentam vida sexual ativa. É comum encontrar adolescentes grávidas cujas mães também iniciaram a vida sexual precocemente ou engravidaram durante a sua adolescência. Por outro lado, famílias onde existe o hábito da conversa e há orientação sobre a vida sexual, a situação pode ser diferente e a sexualidade melhor aproveitada pelos adolescentes no momento certo. b) Assista o vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=a1Ck7NM_euY https://www.youtube.com/watch?v=rVv49UuSa0s c) Responda as questões abaixo: 1. Quais as principais consequências de uma gravidez precoce na vida do pai e da mãe da criança que nascerá? 2. Você acredita que é possível iniciar a vida sexual no momento certo e com responsabilidade? Comente. Observações/Sugestões para a realização do trabalho: Entrega até 03/11/2020 pelo Google Class ou pelo email: alelobiose.atividade@yahoo.com
HISTÓRIA
PESQUISAR O TEMA A EXPANSÃO EUROPEIA NO SÉCULOS XV,XVI,RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO ,DATA DE ENTREGA 09/11/2020 ATIVIDADES ESTÁ NO BLOG DA ESCOLA, WHATSAPP DA 11-94901-1870 E NOS APLICATIVOS DO CMSP. 1-O QUE É EXPANSÃO?EXPLIQUE -OS 2-QUANDO COMEÇOU AS GRANDES NAVEGAÇÕES?E QUAIS OS PAÍSES QUE FIZERAM PARTES DESTAS EXPANSÃO MARÍTIMA? 3-QUAIS OS OCEANOS QUE FAZEM PARTES DO EIXO NAVAL? 4-QUAIS OS FATORES QUE MOTIVARAM A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA? RESPOSTA DA 1 QUESTÕES OU EXEMPLO. A PALAVRA EXPANSÃO É DE ORIGEM LATINA,QUE DEVERÁ SER ESCRITA COM SE NÃO COM C,SENDO ASSIM A EXPANSÃO MARÍTIMA PORTUGUESA CONTRIBUI PARA UM NOVO CONHECIMENTO DO MUNDO, EX: EXPANDIR/EXPANSÃO FOI LONGE ,CRESCEU MUITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário