Biologia
ATIVIDADE 1
a) Leia
o texto abaixo, disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-sexualidade/#:~:text=Segundo%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20da,de%20outros%20aspectos%20da%20vida.&text=A%20sexualidade%20influencia%20pensamentos%2C%20sentimentos,a%20sa%C3%BAde%20f%C3%ADsica%20e%20mental.
Sexualidade
A sexualidade é um conceito que está baseado na
atração sexual e na afetividade compartilhada entre as pessoas.
É muito comum pensar em sexualidade e logo remeter
ao sexo. Todavia, ela pode estar relacionada com outras maneiras pela busca do
prazer e também com os sentimentos compartilhados. Note que o termo “sexo”
refere-se ou aos órgãos genitais ou ao ato sexual.
A sexualidade é muito relativa e pessoal, visto que
o que pode ser considerado prazeroso para alguns, pode não ser para outros.
Além disso, ela se desenvolve de acordo com as experiências de cada pessoa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):
“A sexualidade faz
parte da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser
humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. Sexualidade não é
sinônimo de coito (relação sexual) e não se limita à ocorrência ou não de
orgasmo. Sexualidade é muito mais que isso, é a energia que motiva a encontrar
o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos
das pessoas, e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia
pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto, a saúde física e
mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria
ser considerada um direito humano básico.”
Note que a sexualidade está presente em todas as
fases da nossa vida. Geralmente, o desejo sexual surge na puberdade, por volta
dos 12 anos, sendo uma característica natural dos seres humanos.
Atualmente,
a “Orientação Sexual” é um tema transversal que deve ser abordado nas escolas
como forma de compreender esse conceito e de todos os outros que se relacionam
com ele: sexo, afetividade, gênero, métodos contraceptivos, aborto, gravidez na
adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, etc.
Gênero
e identidade de Gênero
O
conceito de gênero está relacionado com o de sexualidade posto que faz referência
aos gêneros masculino e feminino.
A
identidade de gênero é, por sua vez, o gênero com o qual o indivíduo se
identifica. Nesse caso, existem pessoas que desde crianças nascem com
determinado sexo, no entanto, se identificam com outro. Esses são chamados de
transgêneros.
Importante
destacar que a violência de gênero é gerada pelo preconceito com o sexo oposto.
Ela envolve agressões físicas, verbais e psicológicas. Geralmente são mulheres
que sofrem com esse tipo de violência. Vale ressaltar que práticas machistas e
sexistas estão relacionadas com a violência de gênero. Além disso, temos o
conceito de androcentrismo onde o pensamento masculino é colocado no centro.
Orientação
Sexual e Afetividade
A orientação sexual é outro aspecto
importante da sexualidade humana. Isso dependerá do gênero que atrai uma
pessoa.
Um indivíduo pode ser considerado heterossexual quando a
atração e os sentimentos ocorrem entre pessoas do sexo oposto. Esse tipo de
relação é chamada de heteroafetiva.
Os homossexuais ou homoafetivos são aqueles que se sentem
atraídos por pessoas do mesmo sexo. E por fim, há os bissexuais ou biafetivos
onde o interesse e afetividade envolve os dois gêneros.
b) Assista
o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=XsJTCKzL-Gg
c) Responda
as questões abaixo:
1. Copie
as palavras que você desconhecia e descreva seus significados?
2. O que
você acredita que falta para as pessoas possam ter liberdade para expressar sua
sexualidade livremente? Comente em no mínimo 3 linhas.
ATIVIDADE 2:
a) Leia
o texto abaixo, disponível em: https://www.todamateria.com.br/gravidez-na-adolescencia/
Gravidez na Adolescência
A gravidez na adolescência é
considerada a que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização
Mundial de Saúde (OMS).
Apontada como uma gestação de alto risco
decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém nascido, a gravidez nesta
faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos.
O Brasil apresenta elevados índices de adolescentes
grávidas. Porém, o Ministério da Saúde indica que houve uma redução de 17% no
número de mães entre 10 e 19 anos, no período de 2004 a 2015.
Gravidez Precose
A
adolescência é um período da vida rico em manifestações emocionais,
caracterizadas por ambiguidade de papéis, mudança de valores e dificuldades
face à procura de independência pela vida. A gravidez na adolescência é muitas
vezes encarada de forma negativa do ponto de vista emocional e financeiro das
adolescentes e suas famílias, alterando drasticamente suas rotinas.
Veja
alguns dados sobre a gravidez na adolescência no Brasil e ao redor do mundo:
·
7,3 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano ao
redor do mundo, das quais 2 milhões são menores de 15 anos;
·
no ano de 2010 um relatório divulgado por um órgão ligado à
ONU indica que 12% das adolescentes entre 15 e 19 anos tinham pelo menos um
filho;
·
o Brasil tem 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e
17 anos, sendo que cerca de 300 mil crianças nascem de mães nessa faixa etária;
·
em pesquisa realizada pela ONU, o Brasil tem 68,4 bebês
nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos.
·
A gravidez na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho.
·
A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que
aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares.
·
Esse fatores contribuem para a perpetuação da pobreza, baixo
nível de escolaridade, abuso e violência familiar, tanto à mãe como à criança.
·
Além disso, a ocorrência de mortes na
infância é alta em filhos nascidos de mães adolescentes.
·
A situação socioeconômica, a falta de
apoio e de acompanhamento da gestação (pré-natal) contribuem
para que as adolescentes não recebam informações adequadas em relação à
alimentação materna apropriada, à importância da amamentação e sobre a
vacinação da criança.
·
Também é grande o número de adolescentes que se submetem
a abortos inseguros, usando substâncias e remédios para
abortar ou em clínicas clandestinas. Isso tem grandes riscos para a saúde da
adolescente e até mesmo risco de vida, sendo uma das principais causas de morte
materna.
·
Essas ações acarretam prejuízos às crianças, gerando
um impacto na saúde pública, além da limitação no
desenvolvimento pessoal, social e profissional da gestante.
Principais Fatores
Há diversos fatores de natureza objetiva
e subjetiva que levam à gravidez no início da vida reprodutiva, tais como:
·
Falta de conhecimento adequado dos métodos contraceptivos e
como usá-los;
·
Dificuldade de acesso a esses métodos por parte do
adolescente;
·
Dificuldade e vergonha das meninas em solicitar o uso do
preservativo pelo parceiro;
·
Ingenuidade e submissão;
·
Violência;
·
Abandono;
·
Desejo de estabelecer uma relação estável com o parceiro;
·
Forte desejo pela maternidade, com expectativa de mudança
social e de obtenção de autonomia através da maternidade;
·
Meninas com início da vida sexual cada vez mais precoce.
O ambiente familiar também tem relação
direta com o início da atividade sexual.
Experiências sexuais precoces são
observadas em adolescentes em famílias onde os irmãos mais velhos já apresentam
vida sexual ativa.
É comum encontrar adolescentes grávidas
cujas mães também iniciaram a vida sexual precocemente ou engravidaram durante
a sua adolescência.
Por outro lado, famílias onde existe o
hábito da conversa e há orientação
sobre a vida sexual, a situação pode ser diferente e a sexualidade melhor aproveitada pelos
adolescentes no momento certo.
b) Assista
o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=a1Ck7NM_euY
https://www.youtube.com/watch?v=rVv49UuSa0s
c) Responda
as questões abaixo:
1. Quais
as principais consequências de uma gravidez precoce na vida do pai e da mãe da
criança que nascerá?
2. Você
acredita que é possível iniciar a vida sexual no momento certo e com
responsabilidade? Comente.
QUÍMICA
O que é ligação metálica?
Os metais
são elementos químicos que apresentam como principal característica física a
capacidade de perder elétrons e, consequentemente, formar cátions metálicos.
Por essa razão, eles podem realizar dois tipos de ligações químicas: a ligação
iônica e a ligação metálica.
A ligação
iônica ocorre quando um metal interage com um elemento de natureza ametálica,
que pode ser um ametal
ou o hidrogênio. Nesse tipo de ligação, temos a perda de elétrons por parte dos
metais e o ganho de elétrons por parte dos ametais ou do hidrogênio.
Já a ligação metálica é
estabelecida entre os átomos de um único elemento metálico. Esse tipo de
ligação ocorre apenas entre os átomos de um único metal e exclusivamente porque
um metal não pode estabelecer ligação química com outro elemento metálico
diferente.
Características
gerais dos metais
·
Sólidos em temperatura ambiente, com exceção do
mercúrio;
·
São brilhantes;
·
Apresentam elevados pontos de fusão e de
ebulição;
·
Apresentam, em geral, cor prateada, com exceção
do ouro, que é dourado, e do cobre, que é avermelhado;
·
Os metais puros são formados por aglomerados de
átomos (de um único elemento químico) denominados de retículos cristalinos.
·
Princípios
da ligação metálica
·
Na ligação metálica, os
retículos cristalinos que formam os metais são, na verdade, um aglomerado
iônico (composto apenas por cátions e
elétrons). Os elétrons presentes na camada de valência dos átomos do metal são
deslocalizados, ou seja, saem da camada de valência, fazendo com que o átomo se
torne um cátion (deficiente em elétrons).
Representação dos elétrons deslocalizados da camada de
valência
·
Após serem deslocalizados, os elétrons
provenientes dos átomos do metal passam a rodear os cátions, formando um
verdadeiro “mar de elétrons''. Cada um dos elétrons presentes nesse mar possui
capacidade de mover-se por meio do retículo cristalino do metal livremente.
·
Representação do
modelo do mar de elétrons
·
OBS.: Os elétrons “do mar” não
são capazes de abandonar o retículo cristalino e movimentam-se por ele.
Propriedades
dos metais justificadas pela ligação metálica
a) Maleabilidade
Por meio de um metal, é possível produzir chapas
de diversas espessuras e lâminas. É graças a essa propriedade dos metais que
podemos construir diversos objetos, como facas, espadas etc.
A
lâmina de uma espada é feita a partir de um metal
b) Condutibilidade
Os metais, de uma forma geral, são bons
condutores de corrente elétrica e calor. Quando um metal qualquer está em
contato com uma fonte de calor ou com uma fonte de corrente elétrica, ele é
capaz de conduzi-los.
c) Ductibilidade
Por meio de um metal, podemos produzir fios. A
utilização de um metal na forma de fios facilita a sua utilização,
principalmente em relação à condutibilidade elétrica.
Um
metal, como o cobre, pode ser utilizado para a produção de fios
As atividades
“Nas indústrias de fabricação de alumínio, mais
de 70% dos recursos empregados é energia elétrica, um recurso que apesar de
escasso ainda é muito barato no Brasil. Este custo é ainda inferior para
empresas que possuem subsídio e pagam até um terço do preço pago pelos
consumidores residenciais. Grande parte dos lingotes produzidos aqui é
exportada e, lá fora, eles são transformados em componentes automotivos e
equipamentos que o Brasil precisa comprar por um preço muito mais alto.”
(Revista Veja, ed. Abril, ano 34,
nº21, 2001)
As ligações químicas entre os átomos de alumínio
presentes nos lingotes produzidos são do tipo:
a) iônica.
b) dipolo-dipolo.
c) metálica.
d) covalente.
e) cristalina.
2) No modelo do gás eletrônico para a ligação metálica,
considera-se que os nós do retículo cristalino do metal são ocupados por:
a) íons negativos.
b) íons positivos.
c) elétrons.
d) prótons.
e) átomos neutros.
3) Assinale a alternativa a seguir que só
apresenta substâncias formadas por ligações metálicas:
a) Au, Pt, N2 e Zn.
b) Al, Cgrafita, Ag, Au.
c) Au, O2, Zn, P4.
d) Ag, Al, Cu, Au.
e) S8, NaCl, SF6, Cu.
4) A propriedade que todo metal possui de
conduzir calor deve-se:
a) à ruptura das ligações metálicas.
b) à existência de elétrons livres.
c) à existência de prótons livres.
d) ao núcleo dos átomos dos metais, que possui um
número muito grande de prótons.
e) ao ponto de fusão baixo.
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